terça-feira, 16 de julho de 2013

Material da Laje

Chegaram...


Trilhos da laje e lajotas entregues na obra agora a pouco. Comprei tudo com a Lajes Concreaço, foram medir sábado retrasado e conforme prometido, entregaram hoje.

Decidi colocar laje pois sinto mais segurança dessa forma. Não há um fundamento técnico para essa minha sensação, mas acho o gesso cartonado muito frágil e passível de estragar no caso de umidade vinda do telhado, como goteiras ou até mesmo um problema na hidráulica. Sempre morei em casa com laje e também acho muito mais prático ter uma laje sólida para poder caminhar por cima em uma eventual necessidade de manutenção no forro.

Com isso em mente, optei por colocar laje nos quartos e banheiros, onde faria mais sentido na parte nova da casa. A sala terá um forro tipo lambril inclinado realçando o pé direito alto (5,40 m) que terei na parte mais alta do telhado. Já na cozinha, como faz parte do perímetro da casa antiga, decidi não colocar laje, apenas um gesso. O corte lateral apresenta os pés-direito planejados:


Também optei pela lajota cerâmica pelo custo. Havia a opção do isopor que têm sido adotado pela eficiência térmica que apresenta, mas além de ser mais caro, implicaria em um trabalho maior de impermeabilização e preparação para o reboco, onde acaba-se utilizando uma resina adesiva para melhorar a aderência da argamassa ao isopor. O tijolo em si já proverá conforto térmico, então achei desnecessário.

Essa semana ainda continua o trabalho para preparação para o respaldo da laje, o que é uma cinta de amarração aonde os trilhos da laje serão apoiados. Como não quero que o concreto da laje fique aparecendo nas paredes externas a laje, vamos ter que fazer um belo trabalho para apoiar a laje e embuti-la com tijolos canaletas cortados. Esse passo devo mostrar em detalhes em um próximo post.

Por hoje, temos as fotos dos materiais entregues:


Treliças/Trilhos H8-B12
Trilhos
Lajota cerâmica (o cidadão que descarregou se encarregou de quebrar algumas).
Desse jeito parece até um forte apache...rs
Quando iniciar o respaldo, volto a apresentar detalhes importantes para uma laje bem feita no paradigma do tijolo solo-cimento (ecológico). Agora preciso correr atrás das escorras (vamos utilizar rosqueáveis pela praticidade) e posteriormente concreto usinado.






Para ver todos os posts referente ao tema Laje, use os marcadores na lateral direta do Blog. Você encontrará o marcador Lajehttp://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje    \o/





4 comentários:

  1. bom dia amigo em caso de laje, não e recomendado por que amigo caso preciso concretar posso colocas outro dispositivo estou reparando que consume espaço na concretagem, no caso de uma janela próximo a viga como tenho que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi Marcelo, você diz apoiar a viga em cima do vão da janela? Se as cintas de amarração horizontais forem feitas adequadamente, pode apoiar.

      Caso tenha entendido errado, escreva de novo por favor.

      Excluir
  2. Boa noite!
    Com esse tipo de laje não precisa de vigas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Sim, usamos vigas e negativos como em qualquer laje treliçada convencional.

      Excluir