segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Reforma com Tijolo Ecológico / Solo-cimento - Capítulo 3

Elevando Paredes Internas


Como mudamos a função de alguns ambientes, o que era antes uma cozinha pequena, precisou se tornar uma área de serviço e o antigo apoio do balcão que dividia a cozinha da sala, precisou receber mais fiadas para se tornar uma parede fechada.

Já havia dito nos posts anteriores relativos a reforma a dificuldade que estamos tendo com os novos tijolos de 30 cm. O fabricante que forneceu os tijolos da casa "antiga", da época de quando foi construída, me parece ter fechado/falido. Tentei contato por diversas formas, mas não há mais nenhum válido. Restou-me optar por um tijolo de 30 x 15 x 7,5 cm de um fabricante da região para sanar meu problema em ter que subir algumas paredes com esse mesmo tijolo, evitando que ficassem ressaltos ou problemas de modulação, já que as paredes novas todas foram construídas usando o 25 x 12,5 x 7 cm.

Eu acabei tomando essa decisão de usar o tijolo de 25 na casa nova pois havia uma facilidade maior de encontrá-lo no mercado - o que ajudaria no futuro no caso de alguma ampliação, além do visual ficar mais agradável com o tijolo menor. Até aí tudo bem, haviam poucas intersecções da alvenaria nova com a velha, então só precisaria de uma pequena quantidade do tijolo de 30 para algumas elevações em paredes da casa antiga. Só não contava que esse tijolo de 30 não tivesse realmente os 30 cm declarados.

O tijolo na verdade tem pouco mais de 29 cm, o que está me trazendo diversos problemas com a modulação entre o novo e o velho, algo que não estava previsto e complica ainda mais as tarefas que são de reforma. É necessário ficar trabalhando com as fiadas, fazendo recortes, distribuindo a diferença entre os vãos e gastando tempo.

Veja a diferença nessa imagem abaixo:


As 7 fiadas inferiores, com o tijolo já rejuntado, são as fiadas com o tijolo antigo. A partir da canaleta de boca pra baixo (que foi deslocada para facear o tijolo antigo), aparece esse degrau uma vez que estamos usando o tijolo novo, algo que não temos muito como mudar. Quanto mais tijolos em sequência a parede usa, maior a diferença. Chega-se a 3 cm no final de uma parede extensa.

Nos resta então cortar esses 3 cm com muito cuidado para não danificar o tijolo antigo, uma vez que essas paredes serão todas revestidas e haverá o batente da porta nesse vão, o que neutraliza grande parte dos problemas de aparência que teria por isso.

Minha vontade era devolver todos os tijolos e procurar algum que realmente batesse a medida, mas é tarde demais. É um problema que possivelmente teria com qualquer outro tijolo que não fosse do mesmo fabricante, pelo menos a mesma prensa e molde, pois qualquer diferença no processo muda a medida do tijolo. Como são poucas paredes e menos ainda as expostas, trabalharemos com as diferenças da melhor forma para manter a estrutura da parede e fazer os fechamentos como esse que ficou pronto na sexta:

Antes da conclusão:


Após o fim dos trabalhos na semana passada:



Vou tirar uma foto depois em detalhes, mas se reparar bem e com auxílio do zoom, há uma "escada" de tijolos cortados a partir do tijolo acima do vão, lado esquerdo. São tijolos menores que um inteiro e maiores que um meio. Somente dessa forma conseguimos fechar o vão acima da porta com a parede encostando nas duas extremidades. Muito provavelmente vamos ter que usar dessa artimanha em todas as outras paredes que vamos dar sequência com esse tijolo.



Estou tentando me convencer que só perceberá isso quem eu contar o que foi feito e apontar para a diferença. De qualquer modo, essa parede vai ser revestida, pelo menos pelo lado da cozinha, que é o que mais fica visível de dentro da casa.

E segue o trabalho de reforma. Temos mais uma porta e uma janela para mexer e isso nos dá mais assunto para um novo post, sobre os impactos dessas mexidas nas paredes existentes.




Se desejar navegar por todos os posts sobre o tema Reforma, use os marcadores na lateral direita do Blog e encontrará o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Reforma ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário