segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Assentamento de Pias e Tanques

Usando Alvenaria para Facilitar/Economizar


Uma boa ideia que me ocorreu semanas atrás, antes do início da regularização do contrapiso, foi pedir que fossem feitas muretas para assentarmos a pia da cozinha e o tanque da área de serviço. Isso não seria necessário para o assentamento em si, poderia e devo usar em alguns pontos uma mão francesa parafusada na parede, mas a intenção é ter delimitado e útil uma área para criar armários embutidos sob a pia e o tanque.

Como certamente não teremos dinheiro para móveis planejados/sob medida, fará toda a diferença então ter essas estruturas para podermos montar prateleiras a um custo bem baixo. É a alternativa para termos algum espaço para organização e facilitar nosso dia-a-dia assim que passarmos a morar na casa, sem venhamos a sofrer tanto com a falta de algo que não teremos recursos para investir no início.

Pedi ao pedreiro que fizesse as laterais com 50 cm (2 tijolos) e, no caso da pia da cozinha, a base embutida com 45 cm, para permitir o avanço dos pés de fronte a pia. Ainda vamos acertar a altura dessa base, talvez mais uma fiada de tijolos atingindo 21 cm. A pia com certeza vai ter que ser feita sob medida. Faz-se as laterais menores que a largura da pia para facilitar quando colocar as portas de um gabinete/armário embutido, então usando uma pia de 60 cm de largura, ficará a contento. Já o tanque comprei um feito de resina em um saldão de uma home-center

Vamos as fotos:




O tanque:




O tanque ainda não está assentado pois fazer o formato da cuba no tijolo não é fácil. Pedi para assentarem com massa o tanque sob o tijolo canaleta e deixar de uma forma que eu não precise revestir obrigatoriamente.

Era algo que eu estava esquecendo e, uma vez regularizado o contrapiso ficaria difícil fazer na altura correta e com bom acabamento. É uma solução de custo ínfimo e muito bem-vinda. Esses detalhes só o olho do dono, atento as necessidades da casa, é que consegue detectar a tempo de ser executada a solução. Fica a dica.





Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria



8 comentários:

  1. Olá, sou leigo em qlq tipo de construção e estou estudando a possibilidade de construir com esse tipo de tijolo. Esse blog está esclarecendo várias questões.
    Umas das dúvidas é sobre a colocação de tampos de bancadas e pias de granito. Como se faz, visto q não se pode chumbar na parede? Pq ficaria visível o remendo na alvenaria. Se forem suspensos, esses tijolos aguentam bem o peso? Como faço o suporte sem que o acabamento fique comprometido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Esta carecendo pois essas etapas ainda não aconteceram na obra.

      Devo usar parabolts ou chumbadores mecânicos e usar suspenso mesmo, acredito que aguente sem problemas. Já havia duas pias assim na casa antes da obra, sem nenhum tipo de problema.

      Excluir
  2. Quero um tanque com 2 cubas;mas grande;qual é o maior??a medida??? obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Wagner, estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto, e gostaria de saber a cidade onde foi feita a construção da casa em tijolo solo cimento, e qual arquiteto que fez os projetos da sua residencia?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fica na região de Campinas. Veja na página de Fornecedores os dados de quem me atendeu como projetista: http://www.tijolosolocimento.com.br/p/fornecedores.html

      Excluir
  4. Tanque duplo pide ser ser feito fechamento de tijolo na frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, normalmente. Só ter capricho nos recortes nas faces onde o tanque não é reto.

      Excluir