segunda-feira, 12 de maio de 2014

Resina Pós Rejunte (Resina 2)

A Saga


Essa saga não termina. Desde 11/2013 venho aplicando resina nas paredes como contei no post Resinando e Impermeabilizando o Tijolo Solo-cimento (Ecológico). Foram duas demãos na casa toda antes do rejunte e agora pretendo aplicar mais duas demãos para dar o acabamento final.

É, como falei nesse post acima citado, uma tarefa simples, cansativa e muitas vezes ingrata, pois nas primeiras demãos custa a aparecer o resultado. Agora nessa fase, já parece ser mais recompensante pois o rendimento da resina é maior devido as demãos prévias e a aparência é o fator motivante, com o brilho que as paredes estão ganhando justificando todo esse trabalho.

A dificuldade nesse momento é atingir o abaulado do rejunte, que ficou frisado acompanhando as juntas entre os tijolos. Como preferi usar um rolo de pelo curto sintético (não encharca, não solta pêlo e fica menos "grudento"), tem que ter paciência e ir aplicando a resina em movimentos diagonais na parede para cobrir tudo. Serão semanas e mais semanas de paciência pela frente.

Tinha mostrado essa parede no post anterior, mas fiz ela até a altura do telhado e queria mostrar o resultado, evidenciando bem onde foram aplicadas duas demãos (rejunte escureceu e ganhou brilho da resina) e onde o rejunte ainda parede não ter sido coberto pela resina. Vejam:



Com duas demãos deve ficar mais uniforme o aspecto e o brilho
A diferença das duas demãos. A parte de cima o rejunte não foi totalmente coberto pela resina

O resumo da ópera é que acreditava que seria necessário somente uma demão final, mas acredito que o ideal seja mesmo mais duas, deixando tudo mais uniforme e cheio de brilho. Também deve ajudar na durabilidade, já que serão quatro demãos no total, uma cobertura e tanto.

Confesso que por mais pesquisas que eu tenha feito, casas que tenha visto, estou muito surpreso e contente com esse resultado. Foi além das minhas expectativas e mal posso esperar para ver a casa toda resinada. A seguir, cenas dos próximos capítulos...





Se desejar navegar por todos os posts sobre o tema Impermeabilização, use os marcadores na lateral direita do Blog e encontrará o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Impermeabilizacao. Clique no link para ter acesso!



4 comentários:

  1. Amigo, qual resina você utilizou? Só aplicou a resina depois de ter aplicado o rejunte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Foi utilizado resina acrílica, fiz 2 demãos antes do rejunte e 2 depois. Dê uma olhada nesse post que contém mais detalhes desse processo: http://www.tijolosolocimento.com.br/2013/11/resinando-e-impermeabilizando-o-tijolo.html

      Excluir
  2. Olá Wagner,

    Estou construindo minha casa com os tijolos ecológicos, e gostaria de saber, se a resina acrílica pode manchar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela. A resina pode dar um trabalhinho sim na hora de aplicar, se ela não ficar uniforme na faixa do tijolo. Aí podem surgir manchas de onde a resina foi bem absorvida, frente a regiões onde isso não aconteceu bem. Isso também pode acontecer se a parede não estiver devidamente limpa. Após o rejunte por exemplo, algumas regiões ficam mais impregnadas do pó cimentício do rejunte, outras não. Isso é passível de se observar a partir das primeiras demãos de resina.

      Mas nada que não possa ser superado com: no primeiro caso, uma pintura mais uniforme, talvez até usando solvente para diluir a resina nas primeiras demãos, o que facilitará a aplicação e deixará tudo mais uniforme. Assim nas demais demãos, o resultado ficará melhor. No segundo caso, precisa da limpeza bem caprichada pós o rejunte. Quanto mais demãos aplicar, mais uniforme será o resultado, o tijolo irá escurecendo e as manchas podem sumir.

      Consegui dirimir a dúvida? Se quiser me mostrar que tipo de machas são essas, pode me mandar um e-mail no solocimentocps@gmail.com.

      Obrigado!

      Excluir