quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Reforma com Tijolo Ecológico Tijolo Solo-cimento - Capítulo 5

Novos Vãos

<Esse post ficou represado por descuido meu e resolvi postá-lo mesmo assim para fechar o assunto reforma. Trata de uma situação já ultrapassada, porém necessária documentar>

Como item final da reforma que faz parte do projeto, haviam novos vãos para serem abertos. Janelas e portas que não existiam e passaram a ser necessários ou foram mudados de lugar.

Uma nova porta eu já havia mostrado aqui no post inicial sobre o tema Reforma e algumas complicações disso em Reforma 4, onde conto que tivemos que remover uma parede toda para atingir a qualidade necessária. Faltavam ainda duas outras portas, uma para novo acesso à suíte "antiga" e outra que era para ser uma janela desse mesmo cômodo, mas que foi mudada para uma porta balcão de última hora, para compatibilizar com o restante dos quartos e aproveitar a nova varanda com vistas para o fundo.

Esses cortes estão sendo feitos no tijolo antigo, de 30 cm. Isso dificulta ainda mais pois é um tijolo de 15 cm de largura, difícil de cortar mesmo com o disco de corte de 9". O corte tem que ser preciso e delicado, pois não pode danificar os tijolos que permanecerão - o que nem sempre é garantido.

O complicante é que o tijolo é quebradiço, qualquer impacto causa rachaduras e descolamentos. Juntando a isso o fato de desconhecer o posicionamento dos grouts e cintas de amarrações na alvenaria antiga da casa, a chance de efeitos colaterais e indesejáveis se torna grande.

Felizmente o trabalho tem sido feito com o devido cuidado, o que não impede que algum dano ocorra, mas até agora eles são remediáveis. As fotos abaixo mostram uma parede durante o corte e após o resultado final, ainda por ser lapidado.

Vão de porta sendo aberto na suíte que já existia na casa "antiga"

A nova porta adicionada e a antiga janela fechada


Uma antiga porta na casa, quando da época anterior a nossa aquisição

Agora fechada e aterrada em 50 cm da anterior altura do piso

A vista do fundo do único quarto na época (sensação estranha ver essa foto depois de tanto tempo e tantas mudanças...rs)
Embora os tapumes, vejam que as antigas janelas do banheiro subiram e um novo vão de porta foi aberta na parede retratada na imagem anterior
Agora por dentro...o quarto antes da reforma
Voilá! Uma porta se abre. Colunas nas extremidades foram necessárias e ainda seria feito um reforço na altura da laje, para comportar o novo vão

Isso fecha o assunto e mostra claramente as dificuldades e implicações de uma reforma/ampliação na alvenaria de tijolo solo-cimento (ecológico). Esses 5 capítulos (6 na verdade - clique no marcador "Reforma" para ver todos os posts relacionados) são particularmente interessantes pois mostram um lado  que ninguém aborda claramente quando se fala desse tijolo. Procurei intensivamente desvantagens desse método e raramente encontrei algo conclusivo. Eis aqui um: reformas, ampliações, mudanças e adaptações.

Não posso ser defensor cego somente porque resolvi construir uma casa usando o tijolo solo-cimento (ecológico). Para esse blog e meu tempo dedicado terem realmente função esclarecedora e utilidade para as pessoas que quiserem se informar do assunto, tenho que apresentar os dois lados da moeda. Meu blog difere de tantos outros sobre o tema exatamente por isso, por mostrar o lado da reforma, as dificuldades e problemas que resultam disso. 

Nada mais correto então em deixar bem exposto esse fato: mexer na alvenaria pronta é um trabalho muito ingrato. Isso não aconteceria numa alvenaria convencional. É uma desvantagem, até pode ser aceitável, tolerável e passível de contorno (um projeto com isso previamente pensado por exemplo), mas com certeza será um momento de grande dor de cabeça e talvez resultados não tão perfeitos como se espera. É para mim - até o momento - a grande e única realmente considerável desvantagem do tijolo ecológico. Isso tem que ficar claro, pois ou se trabalha com um projeto completo ou então se trabalha com a modularidade de uma forma bastante planejada e inteligente. Veja que, nos dois casos, é na etapa do projeto - antes de tudo - que se vai investir mais tempo e primor, para reduzir as complicações futuras.







Se desejar navegar por todos os posts sobre o tema Reforma, use os marcadores na lateral direita do Blog e encontrará o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Reforma ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário