terça-feira, 18 de outubro de 2016

Vem Novidades Por Aí...

Agora Vai?!


Termina ou começa de novo? Não vou contar ainda... :)


Carga nova no pedaço





14 comentários:

  1. Agora vai....
    primeira vez que comento aqui, mas já sou leitor antigo deste blog. Parabens pela casa, já vejo que vai ficar linda. Serviu de fonte para sanar duvidas quanto ao modo de construir com este tijolo, e pretendo agora iniciar a minha casa e relatar tudo por blog. Houve algum problema com as paredes que sustentam a laje? Tenho duvidas quanto a carga que podem suportar, principalmente que pretendo usar laje inclinada, não haverá segundo piso (nem será possivel né...kkkk). Qual o distanciamento entre grautes e a espessura do ferro utilizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, que bom que teve proveito!

      Não, nenhum problema nesse aspecto. A resistência mecânica desse tijolo é superior aos demais tipos de tijolos ou blocos comuns. O grande lance é um projeto estrutural bem feito, responsável, pois é daí que vai derivar a segurança e estrutura de sua obra.

      Não há um distanciamento padrão, pois isso deriva totalmente do projeto estrutural, das cargas que as paredes suportarão. De qualquer forma, é comum se encontrar grouts a cada 70 cm e sempre nos cantos e encontros de paredes. Ferros de 3/8 e 5/16 são os mais utilizados, mas há paredes em que isso pode vir a ser diferente.

      Em resumo, volto naquela: não há outra maneira de se garantir a estrutura que não seja através de um projeto estrutural. Nele um engenheiro calculista vai definir como serão feitas as amarrações, grouts e cintas necessárias para a concepção da obra. Não economize nisso, não negligencie isso...por vezes pedreiros assumem esse papel de definir questões estruturais com base em experiência, mas isso não é seguro e suficiente. Precisa haver um estudo detalhado por profissional adequado, se quiser fazer algo de fato confiável e seguro.

      Obrigado!

      Excluir
  2. Rapaz, eu curti demais esse blog... Eu também estou começando a mergulhar nesse universo do tijolo solo-cimento. Porém eu comprei a minha máquina de fabricação. E vi que recomenda testes de mecânica. Pretendo realizar tudo com muita cautela, pois minha casa será o meu tcc em arquitetura. E por consequência tenho preconceitos a quebrar contra. Se tiver Facebook da sua página, gostaria de seguir. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, seja bem-vindo e faça bom proveito!

      Não tenho facebook, mas pode me escrever pelo solocimentocps@gmail.com se precisar.

      Obrigado e boa sorte!

      Excluir
  3. Anonimo q comprou a máquina, fiz o mesmo, vou fazer meus próprios tijolos. Caso não conheça, faça o teste da garrafa com agua e sal para saber o teor de areia e corpos se prova.

    ResponderExcluir
  4. Wagner, como foi feito o corte dos tijolos das empenas do telhado (oitão, eitao)?? O tijolo pode ser cortado para fazer essa inclinação? E usado o comum ou o canaleta nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, bom dia.

      Sim, cortamos os tijolos em inclinação para acompanhar a caída do telhado. Preferimos usar o tijolo inteiro por ele ter mais material após o corte.

      Excluir
    2. Esse corte foi feito antes ou depois do assentamento?

      Excluir
    3. Achamos melhor fazer depois de assentado para melhor resultado, mas não é uma regra. Precisa de muito capricho para ficar bem acabado.

      Na maioria dos lugares colocamos vigas do telhado encostadas na parede para melhor acabamento e no "V" onde também tivemos que empregar a técnica, um rufo deu o acabamento por cima.

      Excluir
  5. Ok, vou anotar seu email por que ainda vou precisar muito de suas orientações. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Wagner, eu aqui novamente, produzi 20 tijolos e enviei para teste no laboratório. O laudo acusou uma média d 4mpa, o dobro do exigido pela abnt, porém optei por não utilizalo como alvenaria estrutural. Ai me surgiu uma duvida, levantar a parede e fazer as colunas como se faz convencionamente ou fazer as colunar e vedar c o tijolo? Essa dúvida é quanto a retração e dilatação do tijolo q é diferente do concreto, se fizer da forma convencional acredito q pode acontecer do tijolo dilatar mais q a coluna e os q estão dentro dela trincar. Oq VC acha?? Fazer a coluna primeiro ou não???

    Existe um vídeo da alroma no YouTube q mostra como fixar o tijolo em coluna já existente.

    Obs nenhum engenheiro aqui conhece esse material, se bobear eu tenho menos dúvidas do q eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé, bom dia.

      Muito com, 4 MPA é uma resistência similar a vários tijolos de fornecedores profissionais. Não vejo motivos para não usar estruturalmente.

      Eu particularmente acho ruim fazer as colunas de concreto e fazer o fechamento com tijolos. Você poderia utilizar o próprio tijolo para fazer as colunas, usando 3/8 dentro do vazado, preenchendo todos eles para obter a rigidez estrutural necessária.

      Se você pensar que os grouts funcionam da mesma forma que essa coluna "revestida" de tijolo que imaginou, não vejo porque eles trincarem com dilatação. Só pode vir a ser ruim usar um ferro de bitola demasiada, deixando pouco concreto no grout e aí sim vir a sofrer problemas de dilatação. Mas se serve de base, tenho grouts com ferro de 1/2 polegada e não houve trincas.

      Acho que o vídeo da Alroma mostra a coluna de uma forma que o perímetro dela é fechada pelos tijolos e dentro do quadrado que se forma, sobe-se uma coluna convencional, correto? Aquilo acredito que só faria sentido em obras com carga estrutural muito grande, mesmo em pé direito grande como tive lá em casa, não precisei lançar mão dessa solução.

      Eu usaria tijolo em tudo, nada de coluna armada, caixarias, etc. Acabei de construir uma nova área usando tijolo e cada vez mais temos obtido progressos, melhorias nas técnicas. Ao invés da cola agora estamos usando argamassa ACIII, usamos ferragens de bitola máxima 3/8, usamos uma massa de assentamento mais fina na primeira fiada...temos obtido progressos. Logo publico aqui os resultados!

      Abraço.

      Excluir
    2. Sim, vi o laudo da lapin do RJ que ia de 5 até 8mpa, fiquei impressionado. Mas meu receio é quanto a manter essa resistência pois tive tijolo com 2,2mpa. Essa variação é grande e pode causar uma falha na estrutura sem falar em manter o padrão. A construção estrutural sairia bem mais rápida e barata, porém vou optar por usar os tijolos apenas como vedação mesmo. A empresa que comprei a prensa envia 2 dvds, um ensinando a operar a prensa e produzir os tijolos e outro com esse vídeo da alroma. No video aparece a fixação do tijolo em uma coluna ja existente, o construtor faz um furo na coluna e crava um vergalhao 4,2mm dobrado em L, onde o lado que não está cravado é amarrado junto ao groute ancorando bem a parede ao pilar. Na verdade ainda tenho um pouco de receio com o tijolo e a opção de usa-lo como vedacao me da margem para correção de possíveis tijolos defeituosos, quebrando a parede o que não seria possível caso fosse estrutural.

      Excluir
    3. Ah entendi, então nesse caso não arriscaria mesmo. Você precisa ver bem a homogeneidade da massa, umidade da terra, a própria uniformidade do saibro/solo, pois é aí que mora o segredo dos tijolos iguais em todas as prensagens.

      Isso, essa amarração é usada no encontro perpendicular entre paredes. Use compound para fixar a barra no concreto e amarre na cinta que existirá na parede de tijolo, assim não terá problema.

      Eu usaria a própria forma dos tijolos como caixaria, entende? Montar o quadrado de tijolos e encher de concreto dentro, com uma estrutura treliçada igual coluna convencional.

      Excluir