segunda-feira, 22 de julho de 2013

Laje em Alvenaria Tijolo Ecológio Solo-cimento - Laje 2

Lajotas


Mais algumas fotos para ilustrar o processo de colocação da laje. 

Na sexta-feira foram colocadas as lajotas e algumas das ferragens que farão as amarrações, os chamados negativos e as caixas para as nervuras, viga transversal a laje que é preenchida de ferro e concreto. Esses itens devo voltar a detalhar em outro post.

Foi legal ter essa impressão pois já dá para ter ideia da luminosidade nos cômodos.

Um ponto que pode ser observado é que decidimos não usar caixa de luz para teto, nem tanto pela economia, já que são baratas, mas mais pela usabilidade. A caixinha de luz é legal porque permite organizar a fiação escondida, permite parafusar o lustre diretamente nela, como um espelho. Porém houve o receio de não atender o propósito. Há lustres que não batem a furação com as abas de fixação da caixa de luz para teto, além disso essas abas podem quebrar e isso seria péssimo pois perderia a função. Além disso, se desejarmos colocar ventilador de teto, teríamos que furar a laje do mesmo jeito e no fundo da caixa ficaria mais fina a camada de concreto. Decidimos então furar a laje depois de tudo pronto e rebocado, podendo fazer as furações nos locais que quisermos, com maior precisão e com a possibilidade de deixar já preparado para ventiladores de teto.

Suite master

Nervuras em detalhes
Colocamos 2 nervuras em todos os cômodos
Faltaram 3 treliças de acordo com a montagem que o pedreiro fez. Ele montou duas treliças no meio dos cômodos, diz ele que há maior resistência dessa forma.


A barra do negativo ainda terá que ser presa na armação da treliça  (veja ela apoiada na segunda treliça)


Mais uma vez o detalhe para a laje ficar embutida. Tijolo caneleta com um dos lados cortados
Espaço da nervura onde será colocado ferro e enchido de concreto usinado
Ao fundo, essas duas vigas de madeira em pé estão com a linha que representa a altura da cumeeira do telhado no seu ponto mais alto


Hoje os negativos todos devem ser terminados, amanhã preenchido o respaldo (canaleta que se vê na foto acima e que fecha as pontas da laje) e assentado a fiada em cima do respaldo, que vai dar a altura para concretagem do restante.





Para ver todos os posts referente ao tema Laje, use os marcadores na lateral direta do Blog. Você encontrará o marcador Lajehttp://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje    \o/





5 comentários:

  1. Fala Wagner td bom,
    Eu estava vendo uns videos de um link q vc tinha citado no blog, lá fala de fazer uma viga sobre as paredes antes da laje, vc optou apenas pela cinta de amarração. Foi suficiente pra vc? lembro q vi em algum topico q deu problema em uma parte que rachou uns tijolos, mas acho q foi pq esqueceram de fazer a cinta, foi isso mesmo, só a cinta de amarração no lugar de uma viga que foi suficiente?

    Vc recebeu meu outro email, não sei se vc já me enviou aquela planilha e ficou no antispam. Se puder me enviar te agradeço mto, vai ser mto util para eu ter uma ideia do que e qto se gasta em cada fase.

    abraço,

    ResponderExcluir
  2. Fala Danilo. Seguite, foram feitas cintas em 1,10 e 2,20 nessa parte térrea da casa com pé direito de 3 metros. As 2 ou 3 primeiras fiadas também foram preenchidas com concreto, não forma uma cinta, mas ajuda na rigidez estrutural. Na altura da laje, o raspaldo foi feito como uma cinta também, com a barra de ferro por todo o perímetro da laje. Nos pés direitos mais altos, como o pé direito duplo da sala, cozinha e AS, há mais duas cintas de amarração até o final do oitão/telhado.
    Onde tive problema, foi feita a cinta errada, somente entre o vão da janela e não de canto a canto da parede, aí não tem como suportar o peso realmente.

    Se você reparar bem na segunda foto, tem uma fiada de tijolos mais escuras na altura das caixinhas e acima do vão das portas/janelas. É onde estão as cintas, pois o cimento em contato com o tijolo canaleta, o escurece um pouco. Com isso, consigo saber quase que exatamente onde estão todas as cintas.

    Eu vi seu e-mail aqui no SPAM de novo...rs...limpei a planilha removendo algumas informações particulares e te mandei, veja se ajuda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hi sir I am from India and am just about to start manufacturing Eco bricks of size 250*125*65 .can I be in touch with you for any help on Eco construction
    Regards
    Anil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Anil, I'm glad by your contact at India.

      I'm a owner of a house built in eco bricks, not a constructor or brick manufacturer, but if I can help you at something, please be in contact.

      Have you any photos about the eco bricks construction in India? I'm curios about that. How is the acceptance of the eco brick in your area? I don't have much information about eco bricks outside Brazil.

      Tkanks and kind regards.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir