sábado, 27 de julho de 2013

Laje em Alvenaria Tijolo Ecológio Solo-cimento - Laje 3

Respaldo


Com uma trégua na chuva, foi possível terminar o respaldo da laje, que nada mais é do que as cintas de amarração onde há o apoio das treliças, juntamente com a amarração dos negativos e ferragem das nervuras. Tudo isso visa amarrar toda a alvenaria na altura de laje, oferecer resistência e distribuição do peso para as paredes. A laje e essas armações ajudam ainda mais a cinta de amarração aérea a "travar" todas as paredes, algo que teria que ser feito tendo laje ou não.

Note que já foram colocadas 2 fiadas (em algumas paredes 3) acima da canaleta que usamos para apoiar as treliças, que por sua vez foi cheia de concreto. Essas fiadas já foram assentadas na cola mesmo, o trabalho foi nivelar a fiada imediatamente acima a da canaleta cortada que mostrei no post anterior Laje 2. Dessa forma que foi montada, não dará para ver a laje pelo lado de fora, o que era nosso intuito desde sempre.

Também aproveitamos para preencher os cantos com uma massa fina evitando que, quando o concreto bombeado vier, vaze pelos cantos da parede sujando tudo.


Sol!
Pelas minhas contas, teremos apenas mais uma fiada onde o telhado será apoiado, respeitando a inclinação mínima de 30%. Isso corresponde a ~ 3,38 m de altura na maioria das paredes externas.

A fiada acima da canaleta cortada do post Laje 2 antecede o tijolo inteiro que está escondido pela massa nessa imagem




Também deixamos desobstruídos os vazados do tijolo com tubos de PVC entre o vão da suite para o banheiro, onde haverá alvenaria subindo ainda, será a caixa d'agua.

Importante não obstruir para permitir que haja circulação de ar nos vazados, assim preserva-se a característica termo-acústica e também permite a evaporação de qualquer umidade.

O PVC ficará aí sempre, envolto de massa.


Cade a laje? :)





Amanhã vem o concreto usinado!




Para ver todos os posts referente ao tema Laje, use os marcadores na lateral direta do Blog. Você encontrará o marcador Lajehttp://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje    \o/





6 comentários:

  1. parabéns PELA OBRA COLOCA MAIS FOTOS DA LAJE PRONTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Humberto, obrigado!

      Você pode ver todos os postos diretamente​ ligados ao tema Laje usando o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje/

      Obrigado e bom proveito!

      Excluir
  2. Gostaria de reber uma informaçåo de como fazer um. Piso alto na frente da casa com apenas uma caixa de alicerce preenchida com terra e socada.Apos brita n.1 e contrapiso

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber até quanto andares, ou lages, suporta usando o tijolo ecológico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elandio, obrigado pelo comentário.

      Eu acredito que não há exatamente uma limitação, porém isso depende de vários fatores desde a resistência do tijolo, até os cálculos estruturais que serão adotados.

      A resistência mecânica de um tijolo ecológico é muito superior a de outros materiais encontrados no mercado, mas há a necessidade do correto dimensionamento dos grouts, cintas de amarração e eventuais colunas de apoio. Nada que qualquer outra estrutura de construção não deva ter.

      Obrigado!

      Excluir