sábado, 13 de julho de 2013

O Novo Velho

Encontro dos Tijolos


A obra está avançando bem. Os locais onde existirá laje já estão quase todos com o pé direito de 3 metros e estão sendo erguidas também as paredes dos demais locais para chegar na mesma altura.

Nesse ponto, voltamos a fazer a integração dos tijolos novos de 25 cm com a alvenaria da casa "antiga", que usa tijolos de 30 cm. Lá trás decidi usar tijolos diferentes pelo aspecto e facilidade de encontrar, então já era fato que haveriam situações a se contornar, como a diferença de medida e padrão, uma junta entre as alvenarias e a laje aparente da casa "antiga"  que devemos esconder quando no final da obra, no acabamento.

Aonde há o encontro dessas paredes, furamos a parede antiga para colar com compound adesivo epoxy os ferros de 3/8 para "grampear" uma parede com a outra, proporcionando o travamento, evitando movimentações e descolamentos. Também acabou sendo necessário cortar os meio-tijolos (na verdade canaletas) pois a modulação do corredor não bateu com o planejado (como visto em Erros) e considerando que o resto da casa toda estava correta, só nos restou reduzir o tijolo para bater as medidas acima dos vãos de porta. Os grampos estão sendo feitos em todos os tijolos, superdimensionando a amarração. Nesse caso não é exagero, dessa forma evita-se trincas e movimentações entre as alvenarias nova e velhas.

Locais onde isso ocorreu:

A dir., a suite da casa "antiga" e onde faremos o mezanino em cima e a esq. o corredor vindo do hall íntimo da parte nova.
A parede do abrigo/garagem que delimita a cozinha (parte nova) a dir. e a área de serviço, no centro da imagem
Na casa antiga não tiveram o cuidado de esconder a laje, coisa que vamos fazer na parte nova ao fundo

Provavelmente vou ter que comprar uma pequena quantidade desse tijolo de 30 cm para fazer algumas modificações no que sobrou da casa antiga, tal como fechamento de porta e elevação dos oitões.

A ideia para acabamento desses locais onde há o encontro dos dois tijolos e a laje, é fazer uma moldura de reboco, muito embora eu preferia revestir tudo de pedra palito, filete ou canjiquinha São Tomé, mas por enquanto não posso comprometer o orçamento com isso e terei uma grande parede para revestir com ela, a parede que dará o charme no visual frontal da casa (mostrei num post a parte).





Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria





Nenhum comentário:

Postar um comentário