quinta-feira, 27 de março de 2014

Rejunte!

Retomando a Obra


Após um longo e seco verão, conseguimos retomar o andamento da obra para aquela que tínhamos como etapa obrigatória para essa fase de acabamento da obra: o rejunte.

A parte mais difícil além da questão financeira, foi encontrar alguém que topasse fazer o serviço, que é realmente chato de se fazer. Eis que uma equipe que tive contato no passado quando na época da orçamentação da mão-de-obra para construção, ressurge interessada em saber como estava minha obra. Foi a chance de verificar se tinham interesse no serviço e combinar a retomada.

Assim ficou combinado fazermos 2 serviços iniciais: um reforço na laje do mezanino, que originalmente na casa antes da reforma era apenas uma laje de forro, insuficiente para se tornar um pavimento e o rejunte completo de toda a alvenaria. Com isso validaremos a qualidade e comprometimento da equipe com os serviços que precisamos para terminar a casa.

Por hora temos aqui os primeiros resultados do início dos trabalhos de rejunte, com resultados satisfatórios. Mas vamos falar primeiro do material: com a decisão de ter a cor do rejunte mais próxima possível da cor do tijolo, fui orientado pelo Edílson da Tijokez a utilizar a terra do próprio tijolo e rejunte flexível branco. Mais uma vez contando com a ajuda e parceria do Edílson, fui buscar a terra que ele usa para o tijolo e viabilizar o material necessário para o serviço.

A guerreira de sempre, ajudando como pode!
Terra vermelha usada na confecção do tijolo

O rejunte, usamos o tradicional que é utilizado em pisos e revestimentos. Vamos ver o rendimento.



O primeiro passo foi estabelecer a proporção que mais se assemelhava a cor do tijolo. Não conseguimos chegar na coloração idêntica, então decidimos acrescer terra peneirada até o ponto limite onde a massa ficasse maleável o suficiente para aplicação e resistente a ponto de não esfarelar ou rachar depois de seca. Chegamos a praticamente meio-a-meio de rejunte e solo. Metade do saco de rejunte dá em torno de 5 colheres de pedreiro de terra e com 4~5 litros de água a mistura fica bem homogênea e fácil de aplicar

Com a proporção estabelecida, começa o trabalho propriamente dito. Aplica-se com uma espátula de plástico nos vãos entre os tijolos e com uma esponja utilizada em reboco, alisa e dá acabamento. Logo na sequência, com uma outra esponja molhada, limpa a face dos tijolos deixando-a pronta para uma futura demão de resina final.

Estamos nesse intermédio de aplicação da mistura rejunte + solo e os resultados são esses:

Primeiro dia de trabalho
Trabalho em curso
A massa é espalhada pelos vãos e por toda a face dos tijolos. A primeira passagem de espuma alisa a massa. A segunda, bastante úmida, limpa os excessos
Mesmo com 2 demãos de resina, o tijolo ficou opaco. Importante é não estar sujo a ponto de esfarelar e sujar o rolo quando for aplicar a resina novamente
Para ter noção do resultado final, passei um pouco de resina nesses tijolos e o aspecto de sujo desaparece

No decorrer do trabalho, vou postando os resultados e a visão mais ampla. A casa ganha outro aspecto com esse rejunte e estou ansioso quanto ao resultado final. A seguir, cenas do próximo capítulo...





10 comentários:

  1. Queria saber a proporção terraxrejunteflexivel. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrícia, obrigado por perguntar e me lembrar de complementar o tópico. Havia deixado isso por editar e esqueci.

      Complementei acima, usamos meio-a-meio o rejunte com a terra, meio saco de rejunte para 5 colheres de pedreiro de terra. O pedreiro adicionava a isso um pote de sorvete com água e batia bem para ficar homogêneo e sempre na mesma coloração.

      Agora, exato um ano desse serviço, posso dizer que ficou muito bem feito, não soltou em nenhum lugar, não racha e deu uma aparência bem legal. Quando impermeabilizei o rejunte com a resina a cor ficou muito próxima do tijolo, um tom mais claro apenas, exatamente como eu queria. Sem destacar muito e dando a impressão que o tijolo foi assentado naquela massa de mesma cor.

      Gastei bastante, mas parece que valeu.

      Até mais.

      Excluir
  2. suas informações são muito importantes gostei muito, obrigado

    ResponderExcluir
  3. olá gostei muito das suas informações .
    queria saber qual o rendimento desse rejunte para fazer um orçamento de gastos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigado!

    Rapaz, eu não sei te dizer com certeza, mas gastei no total mais de 60 sacos de rejunte para fazer minha casa por dentro e por fora. Deu mais de 600 m² de parede, quase 700 m² com certeza. Usamos praticamente meia porção de rejunte e meia do solo/terra. Precisa ver se vai aplicar com espátula, que gasta mais ou com bisnaga (demora mais, mas usa menos rejunte).

    Eu quero fazer o rejunte de algumas alvenarias pequenas, assim que fizer acredito que vou ter noção do rendimento certinho e coloco aqui.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!

    A resina foi passada antes e depois da aplicação do rejunte ou apenas depois? A massa do rejunte não gruda nos tijolos, mudando aspecto e coloração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Foi sim, impermeabilizar antes facilita a limpeza durante a aplicação do rejunte e reduz um pouco a mudança de aspecto.

      Excluir
  6. E depois de rejuntados qual a quantidade de resina devo passar pra voltar a cor viva do tijolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, se resinado e mantido resinado, resina sem cor, não deveria mudar a cor do tijolo de forma tão perceptível. Eu tive problema aqui em tijolos que não tiveram a manutenção da resina no tempo correto. Nesses casos eu fiz uma mistura de rejunte colorido em cor mais aproximada do tijolo possível e apliquei junto com a resina.

      Eu não faria isso na parede toda, vai ser difícil deixar igualado, talvez seja até melhor usar uma resina com cor nesse caso, já misturada de fábrica. Mas em pés de colunas que ficaram mais expostas a água, eu dei essa colorida para tentar igualar com os tijolos mais bem mantidas.

      O segredo é achar uma resina que funcione bem para você e manter antes que comece a descascar ou cavitar.

      As resinas puras, sem solventes (caríssimas agora), são pra mim as que mais dão brilho.

      Excluir