domingo, 30 de junho de 2013

Hidráulica e Elétrica

Implicações da Construção Modular


Se ao mesmo tempo em que se faz necessário um projeto hidráulico/elétrico completo e detalhado desde o início da obra, por outro lado há uma facilidade maior de se instalar a tubulação durante a evolução da alvenaria. Não há margem para erro, mas também não tem muito espaço disponível para errar. A tubulação só tem um local para passar, o furo do tijolo, logo prumadas, registros, conexões de sifão e caixas de luz também vão estar nessa posição, o que de certa forma deixa bem claro e definido o que deve ser feito, gerando menos trabalho por não haver quebra-quebra e preenchimento com massa para fixar tudo na parede.

Mas claro, nem tudo são flores. Pode ser que registros fiquem além da profundidade mínima na parede, seja necessário utilizar mais conexões do tipo luva para "sair" de dentro do tijolo facilitando conexões de sifão ou torneiras ou ainda uma caixinha de luz 4x4 pode acabar inviável pelo recorte necessário. Tudo isso aconteceu na minha obra. O que citei da falta de padronização dos tijolos talvez tenha parte da culpa nisso.

A falta de padronização não facilita também para os fabricantes de materiais hidráulicos e elétricos produzirem produtos que atendam a necessidade dessas obras estruturais e modulares usando tijolo solo-cimento (ecológico). Não encontrei de fato nada realmente direcionado isso e que resolvesse esses problemas acima. Existem prolongadores para registros, foi possível utilizar luvas antes dos adaptadores roscáveis das saídas de água quente e fria, deixamos as caixinhas 4x4 de lado, travamos as conexões dos sifões dentro do vão do tijolo para facilitar depois, etc. São coisas que certamente vão aparecer e terão de ser resolvidas "durante o voo". 

Outro problema que "apareceu", foi uma decisão arbitrária que o empreiteiro tinha tomado, fugindo do projeto. Decidiu por ele mesmo que toda hidráulica quente e fria viria de cima, o que a princípio eu não via problema, exceto por não ter sido consultado e mesmo assim já haviam 5 fiadas assentadas assumindo isso como verdade. Resultado: quando o engenheiro foi conferir a obra sobrou carcada para todo lado - com razão diga-se de passagem. E lá se foi correr atrás do prejuízo, quebrando os tijolos da primeira fiada para prender os joelhos das tubulações que passariam pela parede. Não fiquei nada satisfeito com isso, mas realmente passar pelo piso é melhor, uma porque reduz a quantidade de tubulação na parede - situação melhor para manutenção, bem como deixa mais simples a distribuição sem que seja necessário usar mais canaleta para sair passando cano horizontalmente na parede. Imagine descer com a prumada do banheiro, passar por um registro, distribuir no misturador do chuveiro, correr para a pia, ducha higiênica, vaso sanitário, etc. Ia existir cano corrento em todo perímetro do banheiro!

Por isso a necessidade de se respeitar o projeto e claro, ter um projeto bem pensado e elaborado.

O resultado foi esse:
Pia da Cozinha
O jeito certo de assentar a primeira fiada com hidráulica no contrapiso
Suíte Master - Vaso sanitário e Box
Suite Master - Pia com duas cubas
Detalhe do misturador e registros
Exemplo da conexão do sifão que ficou embutida
Banheiro Social

Enfim, erros acontecem em qualquer lugar, não seria diferente numa obra que é um projeto bem complexo. Vale até um post a parte sobre os erros que aconteceram até agora na minha obra. A seguir, cenas do próximo capítulo.



Para navegar entre assuntos do mesmo tema Hidráulica/Elétrica, use os marcadores na lateral direita do Blog ou clique em: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Hidr%C3%A1ulica%2FEl%C3%A9trica.


18 comentários:

  1. Haja alongador pra comprar e o mercado não os vende barato. E quando não tem? Comprei alongadores de todos os tamanhos.

    Eu adoro esse tijolo mais quadradinho. Aqui pela região a forma tem os cantos arredondados. Parece estar em otima qualidade e os encaixes ficam mais perfeitos.
    Dá até vontade de construir outra casa.
    rs
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Eu tive que comprar 10 por enquanto para os registros 3/4. R$ 13,00 cada um! Fora os acabamentos dos registros todos depois. Os registros maiores parece que não vão exigir isso, só onde tenho misturador de água quente e fria que deu problema.

      Pois é, eu gostei desses tijolinhos. Esse friso entre eles, depois de rejuntado, deve ficar legal.

      Construir outra casa? Uhmmm, não sei não sei...estou com medo de pegar trauma...hahaha

      Excluir
  2. Muito show ! esta bem planejado, ja fiz o projeto da minha casa e utilizarei esses tijolos, mais tenho muita duvida quanto a hidráulica e elétrica, pois a casa que moro atualmente (dos meus pais) teve um pequeno problema de ter poucas tomadas e é algo que eu não quero em minha casa, toda parede tem que ter pelo menos 2 tomadas, a duvida é se posso passar tijolos canaleta a 40 cm para elétrica outra fiada de canaletas para hidráulica de novo (pias e lavabos) a mais ou menos 1m e assim indo.

    Parabens !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, obrigado! Quanto a tomadas, nesse tijolo há uma facilidade enorme de se ter novas tomadas a qualquer momento, desde que os furos dos tijolos não sejam obstruídos. Por isso a importância de se fazer as cintas de amarração com os copinhos plásticos protegendo os furos. Assim com uma serra copo vc abre o local pra tomada e por cima da laje ou mesmo no topo da parede, você consegue descer o conduíte e a fiação.
      Quanto a canaleta, acredito que passar a hidráulica ou elétrica horizontalmente na parede seja algo indesejado, pois dificultaria uma eventual manutenção (teria que quebrar a parede toda) e haveria tubulação por todo o perímetro dessa parede. O melhor é vir com a prumada de cima da laje ou topo da alvenaria e se for o caso, fazer a distribuição pelo contrapiso. Como o tijolo solo-cimento não aceita remendo, melhor quebrar um contrapiso para fazer alguma manutenção, do que quebrar a parede.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Wagner, vc pretende colocar ou chegou a ver se no vão do tijolo é possível fazer a instalação da tubulação de ar condicionado split?

    ps: eu te enviei um email passando o meu para vc me enviar aquela planilha, vc recebeu?
    abç e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Danilo,
      Não cheguei a ver não, mas acredito que caiba sim, com certeza. Vou medir o furo depois, mas passa uma tubulação de 40 mm tranquilo, acredito que para o ar condicionado seja mais fino mesmo com a proteção.

      Não recebi não. Você mandou para solocimentocps@gmail.com?

      Excluir
    2. Foi sim, Acabei de reenviar de outro email vamos ver se chega, é eu não gosto de publicar email em paginas da internet que depois os motores automáticos de busca acabam enchendo de spam...

      E essas tubulações para água quente, vc pretende usar aquecedor solar ou a gás, ou os dois? Ja testou a pressão de água no chuveiro?
      abç

      Excluir
    3. Estranho, não está chegando não. Mandei através de outro e-mail para o solocimentocps@gmail.com e recebi normalmente. Veja se não mandou errado.

      Pretendo usar boiler com aquecimento solar. Aqui na "roça" não chega gas encanado...rs. A pressão da água fria foi uma das preocupações do projetista. A ideia inicial era usar canos de 80 mm, mas não foi possível fazer a flange na caixa d'agua, que só aceita no máximo 60. Mesmo assim, ficou uma pressão muito boa, a caixa está a mais de 4,5 metros de altura e toda a distribuição é feita com tubulação de 60 mm e as prumadas usando 40 mm. Está aí uma coisa que a gente costuma a não se dar conta e um bom projetista inclui no projeto a solução.

      Já para o boiler, vou precisar pressurizar já que a tubulação aquatherm é de 28 e 22 mm. Mas isso só no futuro, pois inicialmente usarei chuveiros comuns mesmo. Vejo o aquecimento como um acessório dispensável em uma primeira fase.

      Excluir
  4. A pressão de água no chuveiro pra mim é um ponto bem importante, como sempre morei em apartamento nunca tive problemas com isso...

    o gás não precisa ser só o encanado, pode-se utilizar tb os gás de botijão, na hora de comprar o aquecedor vc encontra dos dois, o que não pode é tentar o de gás de rua com de botijão ou vice-versa. Qdo comprei meu apto eu fiz umas modificações para poder usar o gás pra aquecer o chuveiro, coisa q não me arrependo nem um pouco. Qdo viajo é o que mais sinto falta...

    Tente vc me enviar no construindo.itai@ig.com.br não sei o que pode ser eu copie e colei o seu.

    vc escreve mto bem, esta de parabéns. É uma pena q vc teve que dar uma parada na obra, eu já li todos os tópicos e fiquei ansioso pelo grand finale. Ao ler a parte do telhado deu pra sentir bem sua emoção, espero que consiga cumprir logo suas próximas metas.
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa parada na obra não é uma surpresa admito, mas acredito que embora necessária, não nos tira do foco e não prejudica nossa meta que é ter uma casa que nos faça bem, que alimente nosso bem estar.
      Com certeza o blog apresentará a conclusão da obra seguindo essa linha de apresentar as características da construção usando tijolo solo-cimento, mas a maior preocupação agora é fazer as coisas com calma e qualidade, sem pressa, sem pular etapas, para não prejudicar o resultado.

      Opa, anotei o e-mail aqui. Não recebi realmente, vou dar uma olhada se não ficou em SPAM.

      Abraço e obrigado!

      Excluir
  5. Certa vez me falaram que tubulações de água pelo piso podem ocasionar bloqueio do fluxo de água por formação de bolha de ar que fica aprisionada caso estejam em desnível (o que não parece ter sido seu caso). Você se deparou com este problema? A solução é colocar um "T" com um cano saindo na vertical e uma torneira para "sangrar ou purgar" esse ar retido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dário. Não tenho conhecimento dessa situação. Decidimos pela tubulação no contrapiso pois tê-las na parede poderia ser um complicante ainda maior quando numa eventual manutenção. Seria bem ruim ter que quebrar o piso e o contrapiso para trocar algum cano, mas seria pior ainda ter que cortar a parede e incorrer no risco de prejudicar a rigidez estrutural dos tijolos caso tudo estivesse nas paredes. Nessa situação, temos a prumada e os registros nas paredes, fica mais fácil de mexer se for necessário. Com certeza é algo que não quero descobrir! Obrigado.

      Excluir
  6. bom dia amigo fico pensando se bitola é até 60 beleza para agua, mas para cano de esgoto tenho que embutir na parede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcelo, então esse é um porém do tijolo. Acredito que nem o de 60 não vá conseguir descer dentro da alvenaria. Nesse caso, para esgoto, convém descer por algum canto ou lugar onde possa "embolsar" depois com um drywall ou algo do tipo. Assim você não interrompe a alvenaria e não quebra tanto o visual. Não vejo outra maneira de fazer isso, pois tubulação de esgoto geralmente é 75 ou 100 mm.

      Recomendo ver se pode descer na laje e correr até um canto para descer no pavimento inferior.

      Excluir
  7. ola Wagner estou vendo seu blog inteiro ficou mto bom mesmo, para quem assim como eu esta pensando em construir com tijolo solo cimento (tb concordo q nao eh tao ecologico assim e mais market) . Esse contrapiso a mais estava em sseus planos? no caso dos canos acima da laje não seria necessário, certo? valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado colega, espero que tive proveito!

      Essa massa acima não estava nos planos, o ideal seria ter feito a área dos banheiros rebaixada para poder ter os canos debaixo da linha do piso do restante da casa, mas como diz o ditado: "há males que vem para bem". Foi exatamente essa altura da massa que impediu a água da enchente de entrar dentro da casa. Nunca tive um erro tão providencial como esse, no final das contas foi excelente termos subido o contrapiso dessa forma.

      Você pode colocar tudo acima da laje, só leve em consideração que a distribuição também terá que ser feito sob a laje, o que fará ter vários canos derivando de um principal e seguindo para cada ponto de água. Isso para evitar que tenha cano percorrendo horizontalmente a parede, uma vez que só seria possível fazer isso dentro de tijolo canaleta. Da forma que está, minha laje fica mais útil (fiz um pé direito mais alto visando isso) e as derivações estão no contrapiso. Se tiver um problema, quebro o piso e não o tijolo, que por ficar aparente, sofreria mais com qualquer manutenção do tipo.

      Excluir
  8. Oi Boa tarde, estou trabalhando com um projeto de pesquisa acadêmico relacionado a tijolo ecológico e gostaria de saber se posso utilizar seu blog como referencial , incluindo as imagens, todas elas referenciadas, constando o nome do blog. Informações extremamente pertinentes e me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde.

      Informe seu nome e instituição de ensino para conhecimento.

      Obrigado!

      Excluir