sábado, 29 de junho de 2013

Cintas de Amarração

Exigências Estruturais


Geralmente, em obras térreas, são feitas duas cintas de amarração que percorrem a casa toda, em 1,10 e em 2,20m. Essas cintas (comumente chamadas de verga e contra-verga ou cinta e percinta) são nada mais do que um tijolo tipo canaleta (veja exemplo em O Famoso Tijolo Solo-cimento / Ecológico) por onde correm duas barras de ferro e são preenchidas com concreto. Tem a função similar a de uma viga horizontal presente na alvenaria convencional, com a diferença de que percorrerão a casa toda nessas alturas, não só em grandes vãos livres, portas e janelas. São primordiais para a sustentação das paredes, para que esse imenso Lego tenha a devida amarração entre todas as paredes, internas ou externas, distribuindo a carga das fiadas posteriores e telhado.

Exemplo da cinta na altura de 1,10:

Vergalhão 5/16 "corre" pela canaleta e é amarrado nos grouts verticais. A canaleta então é preenchida com cimento, pedrisco e areia média.
Note que devem ser preservadas as furações dos tijolos por 2 motivos: passagens hidráulicas/elétricas e também para manter a coluna de ar que existirá na furação dos tijolos, o que concede isolamento termoacústico ao tijolo solo-cimento (ecológico).

Para realizar esse trabalho, muitas são as possibilidades, mas há um meio prático e barato de fazê-lo:

Copos descartáveis!
Os copos descartáveis vão proteger o furo do tijolo que não deve ser preenchido. Onde há grouts e ao longo da canaleta, tudo é preenchido com concreto.



E assim será por toda a casa, em todas as paredes, sendo arrematados apenas em vãos de porta ou janelas que tenham peitoril mais baixo do que a altura da canaleta. O pedreiro deve ter o capricho de usar um tijolo inteiro nos cantos ao invés da canaleta, para não deixar o concreto aparecendo na face interna do vão.

Assim as paredes vão subindo com segurança e firmeza. A casa começa a se impor:







Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria



15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá essa sinta é empresário passar na casa toda , ou so em baixo de janelas e em cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, as cintas vão na casa toda, no perímetro inteiro. Essa é a diferença da verga e contra-verga na alvenaria convencional, que só serve para os vãos. Na alvenaria com tijolo solo-cimento, a cinta trava as paredes todas e portanto devem estar em todo o perímetro da casa, todas as paredes, preferencialmente contínuas pela casa toda.

      Excluir
  3. Qual a altura das cintas para construção de dois pavimentos tipo sobrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, o correto é você contar com ajuda de um engenheiro calculista que faça o correto dimensionamento considerando carga, vãos, etc, mas normalmente se usam cintas a 1,10, 2,20 e no respaldo da laje.

      Em vãos maiores que 2 metros, vale a pena usar mais uma entre o topo do vão e a do respaldo. Sempre de canto a canto e preferencialmente, por todo o perímetro da casa.

      Excluir
  4. Qual ferro usar para um pilar de uma casa simples. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de muitas coisas, carga a qual vai ser submetida a alvenaria, altura do pilar, etc. Normalmente se usa bastante 3/8 ou até 1/2 pol. Na minha casa as colunas externas, pilares da varanda, são tudo 3/8".

      Excluir
  5. Preciso construir uma parede e quero fazer com esse material, porém a casa é com tijolo comum e quero continuar com o tijolo ecológico fazendo a parede da garagem, ou seja, até uma parte é tijolo comum e outra parte será com tijolo ecológico. Tem alguma sugestão de como possa ser feito? Não é possível derrubar a outra parte, afinal a casa toda está pronta, então gostaria de fazer apenas essa continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, boa noite.

      Não vejo grandes complicações. Você precisará "amarrar" as duas alvenarias e pode fazer isso furando a alvenaria antiga na face onde partirá a nova e chumbar a ferragem com compound adesivo. Essa ferragem servirá de arranque para amarração na nova que você fará dentro do grout do tijolo solocimento e nas contas de amarração.

      Esse processo eu usei na emenda de cantos e paredes onde comecei a ampliação da casa no encontro das paredes que já existiam.

      Abraço!

      Excluir
  6. ola, estou fazendo uma edícula com colunas nos cantos e no centro das paredes. A cinta de amarração pode ser feita em dois níveis, nas laterais e na parede do fundo com 25cm mais alta de que na parede da frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odair, bom dia.

      Sim, você pode fazer a cinta em uma parede em diferente altura. Só garanta que as cintas estarão sempre de canto a canto das paredes, em todas as paredes e os grouts nos cantos, antes de vãos de portas e janelas ou a cada 75 cm de alvenaria (ou 6 vazados/furos dos tijolos).

      Obrigado!

      Excluir
  7. Olá. Minha casa tem um pavimento com 100 metros de área. Tenho usado o ferro 1¼ colocando ferros a cada metro. Pouca carga excessao onde vai caixa d'água 1000l. Está correto? Pretendo cobrir com Lage simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.

      Não posso cravar isso sem um devido cálculo estrutural, mas vejo que os grouts de 3/8" dão conta do recado em construções convencionais com laje.

      Aqui na obra usei barra de 1/2 em paredes mais altas e colunas, mas em geral não é preciso e nem desejado bitolas muito grandes. Deve-se levar em consideração que dentro do grout deve haver suficiente espaço para o concreto e o vergalhão, no vazado do tijolo. Vergalhões muito grandes podem prejudicar essa proporção e causar até estufamento/rachaduras nos tijolos.

      Sugiro sempre buscar referências com engenheiros calculistas para se ter toda segurança e eficácia na construção, otimizando custo e dimensionando adequadamente as estruturas.

      Obrigado!

      Excluir