quarta-feira, 7 de maio de 2014

Rejunte Finalizado (Rejunte 3)

Depois da Queda, O Coice


Não é segredo que não estamos desfrutando da melhor fase financeira para tocar a obra. Abordei isso no passado quando paralisei a obra e exemplifiquei alguns dos motivos pelo gastos que abalaram nosso plano de alcançar a completude ainda no primeiro semestre de 2014. Agora posso decretar, não ficará pronta nesse prazo.

Não se trata muito de colocar a culpa em algo, alguém ou situação. Sempre estive ciente das dificuldades e já disse isso aqui antes: chegar onde chegamos é uma grande vitória e superação. Porém confesso que tinha outros valores no meu planejamento para o acabamento e essa etapa do rejunte também quebrou todas as previsões.

Além do custo do rejunte flexível que acabou inflado pelo tamanho da alvenaria a se cobrir, o gasto com a mão-de-obra que acabei tendo de contratar foi além de todas as expectativas. Por não achar ninguém que realmente se propusesse a fazer o trabalho e transmitisse confiança sobre a qualidade do que precisava ser feito, não tive saída. Precisava completar essa etapa para prosseguir com o acabamento e não queria arriscar ter um trabalho mal feito por economia. Paguei - e bem caro - por isso.

De qualquer forma, o resultado atendeu as expectativas. O aspecto das alvenarias mudou muito, as paredes ganharam luminosidade com o rejunte aplicado e até impressão maior de robustez cheguei a notar por conta de não ter mais expostos os frisos vazados entre os tijolos. Parece até que os tijolos foram assentados com massa, aquela impressão que gosto dos tijolinhos a vista. A beleza da casa está ficando indiscutível.

Foram 320 kg de rejunte flexível Quartzolit Weber, quase mil reais nisso. Mais um bom tanto de esponjas e espátulas de plástico. Da carreta cheia da mesma terra utilizada na fabricação do tijolo, sobrou muito pouco. Foram mais de 600 m² de alvenaria rejuntada, um número bastante expressivo e impactado pelos pés-direito duplos, paredes com 6 metros de altura, além de paletas e colunas diversas.

E o resultado foi:

Primeiro, por fora...








Por dentro...luminosidade!






Agora resta passar mais uma demão de resina acrílica em tudo, cobrindo também o rejunte flexível e alcançar esse resultado final:





Como eu mesmo faço essa parte de pintura aplicando a resina, espero economizar o que foi gasto além do planejado na MO do rejunte e manter os custos dentro do nosso orçamento.

No final das contas, apesar do tombo financeiro até chegar no ponto atual, somado o coice de ter gasto 6% de todo o orçamento da obra somente nessa fase de acabamento, avançamos mais um passo rumo a completude e deixamos a obra com mais cara de casa, com a beleza que almejamos e sonhamos todo santo dia.




Se desejar navegar por mais conteúdo a respeito  dos principais temas desse post, você pode sempre usar os marcadores: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Acabamento e  http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Impermeabilizacao ;)

8 comentários:

  1. Wagner, tá ficando linda! Imagino o seu desapontamento, mas aqui na minha cidade, normalmente contratamos a MO completa (fundação, assentamento e rejunte) ou pelo menos assentamento e rejunte, até porque quem constrói com solo-cimento sabe do que estamos falando. Achei estranho também o modo como rejuntaram, normalmente o pessoal usa uma bisnaga, o que facilita a limpeza no final. Tô acompanhando a sua angústia .... espero que a recompensa venha na próxima etapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José, obrigado! Realmente estou bem feliz com esse resultado, mesmo que a passos de tartaruga, a casa vai ganhando o aspecto final que esperamos conviver por muitos e muitos anos.

      Então, na verdade eu contratei todos os serviços, a casa era para estar pronta e tudo ter sido feito pelo empreiteiro e sua equipe. Ocorre que tive problemas com ele e também tive que paralisar a obra, aí o contrato foi cancelado e tive que correr atrás de outra equipe para realizar esses trabalhos "a granel".

      Realmente, há duas formas, com a bisnaga ou com a espátula. Como eu tinha aplicado duas demãos da resina, até que não foi difícil limpar o tijolo. Dessa forma acredito que rendeu melhor a aplicação, pois com a espátula espalha-se mais fácil o rejunte. O resultado é o mesmo, o rejunte ficou frisado tal como fosse na bisnaga.

      Espero em breve postar as fotos da casa toda resinada, aí sim você vai ver o que é beleza! rs

      Excluir
  2. MInha casa foi rejuntada por fora, sem impermeabilizar os tijolos....que arrependimento...tive que pintar com tinta emborrachada, pois ficou o tijolo com marca de cimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu me arrependo de não ter impermeabilizado antes, pois em alguns lugares respingou concreto e manchou. Acho que a resina deve ser a primeira coisa a ser feita assim que todos os tijolos estão assentados. Antes de laje (principalmente), antes de revestimentos, telhamento, etc. Proteção garantida.

      O rejunte que usou foi terra + cimento? Eu poderia ter evitado o custo de duas demãos prévias antes do rejunte e ter permitido o rejuntamento sem qualquer proteção de resina. Iria com certeza igualar melhor a cor dos tijolos, talvez a aparência final até ficasse mais bonita. Mas além de dificultar o trabalho do rejunte, decidi não arriscar ter as paredes manchadas por conta do rejunte.

      Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir
  3. Ola amigo, estou exatamente na fase de rejunte dos tijolos, e para economizar estou
    utilizando argamassa com areia, o resultado e otimo, e os tijolos ficam mais avista
    pois com o constraste da cor do rejunte que é´mais claro que o tijolo, a mão de obra não se encontra por aqui então eu mesmo faço todo o trabalho, ate mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, boa dica, gostaria de ver como ficou!

      Excluir
    2. Olá Ricardo também queria saber como ficou se não há problemas em fazer com argamassa o rejunte me mande fotos se possível de como está a sua obra estamos querendo rejuntar com argamassa também pq nossa casa tem 140m² senhor vamos gastar demais com rejunte flexivel

      Excluir
  4. Meu e-mail vavaeveve2010@gmail.com grata

    ResponderExcluir