TERRAMAX Capacitação e Treinamento

sábado, 27 de julho de 2013

Laje 3

Respaldo


Com uma trégua na chuva, foi possível terminar o respaldo da laje, que nada mais é do que as cintas de amarração onde há o apoio das treliças, juntamente com a amarração dos negativos e ferragem das nervuras. Tudo isso visa amarrar toda a alvenaria na altura de laje, oferecer resistência e distribuição do peso para as paredes. A laje e essas armações ajudam ainda mais a cinta de amarração aérea a "travar" todas as paredes, algo que teria que ser feito tendo laje ou não.

Note que já foram colocadas 2 fiadas (em algumas paredes 3) acima da canaleta que usamos para apoiar as treliças, que por sua vez foi cheia de concreto. Essas fiadas já foram assentadas na cola mesmo, o trabalho foi nivelar a fiada imediatamente acima a da canaleta cortada que mostrei no post anterior Laje 2. Dessa forma que foi montada, não dará para ver a laje pelo lado de fora, o que era nosso intuito desde sempre.

Também aproveitamos para preencher os cantos com uma massa fina evitando que, quando o concreto bombeado vier, não vai vazar pelos cantos da parede sujando tudo.


Sol!
Pelas minhas contas, teremos apenas mais uma fiada onde o telhado será apoiado, respeitando a inclinação mínima de 30%. Isso corresponde a ~ 3,38 m de altura na maioria das paredes externas.

A fiada acima da canaleta cortada do post Laje 2 antecede o tijolo inteiro que está escondido pela massa nessa imagem




Também deixamos desobstruídos os vazados do tijolo com tubos de PVC entre o vão da suite para o banheiro, onde haverá alvenaria subindo ainda, será a caixa d'agua.

Importante não obstruir para permitir que haja circulação de ar nos vazados, assim preserva-se a característica termo-acústica e também permite a evaporação de qualquer umidade.

O PVC ficará aí sempre, envolto de massa.


Cade a laje? :)





Amanhã vem o concreto usinado!





Para ver todos os posts referente ao tema Laje, use os marcadores na lateral direta do Blog. Você encontrará o marcador Laje: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje    \o/





2 comentários:

  1. parabéns PELA OBRA COLOCA MAIS FOTOS DA LAJE PRONTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Humberto, obrigado!

      Você pode ver todos os postos diretamente​ ligados ao tema Laje usando o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje/

      Obrigado e bom proveito!

      Excluir