quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Telhas (Telhado 5)

Para Finalizar a Cobertura


Estava na minha pendência acelerar as compras das telhas para que fosse feito a galga do ripamento. Com isso podemos avançar com a colocação do forrinho, manta térmica e as ripas, atividades em execução nesse momento.

Corri atrás do melhor preço como sempre, mas acabei gastando um pouquinho a mais para pegar uma telha resinada, impermeabilizada com resina acrílica. A resina ajuda, além da impemeabilização, também para evitar que a telha escureça rápido, crie manchas e acumule sujeira/pó. Muito útil num ambiente úmido e de chácara.

Comprei essas telhas americanas na CampHouse, fabricada pela Cerâmica Itutex, seguindo o tipo de telha que já tinhamos no telhado da casa "antiga", muito embora não sejam do mesmo fabricante. Me pareceu de boa qualidade, rendimento de 12,5 por m², foram entregues de um dia para o outro, o que fez toda a diferença para fecharmos o negócio. 

Foram 2800 telhas, 25 cumeeiras e 1 ponteira. O telhado tem ± 263 m² já no plano inclinado (conversão através da multiplicação da área da planta pelo fator de correção (F.C.) - vide tabela no site TopTelha). Multiplicando essa área pelo rendimento da telha, resulta em 3296 telhas. Considerando 5% de perdas, chegamos na necessidade de 3461 telhas. Como já tenho uma quantidade de telha antiga que julgo estar próxima de 600 unidades, comprei somente 2800 telhas. Espero ter acertado na conta, logo saberemos.




As 25 cumeeiras...
E a única ponteira que será necessária

Acredito que no final da semana que vem, semana do dia 20/09, teremos a casa toda telhada. Assim cumpro o fechamento de mais uma meta parcial (telhado) e também uma das grandes metas iniciais, que seria terminar a construção bruta - sem acabamento. Tudo isso antes da primavera e início das chuvas. Será perfeito se assim acontecer.




Para navegar sobre outros posts relacionados ao tema Telhado, use os marcadores na lateral direita do Blog e encontrará o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Telhado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário