quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vigamento (Telhado 3)

Começando a Se Parecer Uma Casa


Pode desenhar, simular, imaginar, mas nada como ver fisicamente a casa tomando forma, para poder avaliar o resultado final. O telhado sendo montado, mesmo que sem telha, já mostra muito do visual final das fachadas, a identidade da casa.

Conforme falei no post Pranchas, com cada peça no lugar, a evolução visual é grande. Hoje já tive uma boa sensação com parte das vigas no lugar. Parece que a casa vai ficar bem bonita, como sonhamos.

O trabalho está sendo bem feito, estamos acertando alguns detalhes, mas todo mundo que está trabalhando parece estar fazendo tudo com grande preocupação em ficar um serviço de qualidade. Ajuda bastante o fato do próprio pedreiro fazer o serviço de carpintaria e participar do processo, pois algumas atividades interdependem e dessa maneira as soluções são mais rápidas.

Vale muito a pena discutir antes e durante com o executor do serviço as soluções possíveis. Me parece que há várias maneiras de se montar um telhado para uma mesma casa e disso dependem várias das saídas que serão necessárias para situações como vãos em beiral, acabamentos no espigão e oitões, distribuição e disposição do madeiramento, etc. 

O telhado é a chave de ouro do estrutural/bruto da casa. Define o cartão postal, é onde ficam detalhes bastante visíveis e do que depende a manutenção, utilidade e segurança. Senti na pele o desconforto do orçamento ter sido extrapolado nesse item, o sofrimento pelos preços exorbitantes da madeira nos tempos atuais, bem como a preocupação em comprar madeira de qualidade e tomar decisões que fossem racionais e também adequadas para qualidade e beleza do resultado final. Mas agora vendo isso posto na obra, penso que valeu cada centavo, cada segundo desperdiçado e  cada fio de cabelo perdido. A casa sempre será notada e valorizada pelo telhado e imensa parte do conforto oferecido será atribuído a esse madeiramento.

Vamos aos resultados:









Mantida essa velocidade dos trabalhos, teremos todo madeiramento principal colocado ainda essa semana. Preciso correr agora atrás das telhas para definir o gabarito para o ripamento e assim cobrir toda a casa antes do período das chuvas.





Para navegar sobre outros posts relacionados ao tema Telhado, use os marcadores na lateral direita do Blog e encontrará o marcador: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Telhado.



4 comentários:

  1. O recorte dos tijolos dos oitões para tomar forma de telhado é feito de forma tradicional, como nos outros tipos de tijolo?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela obra...me diz uma coisa,3 feito um canal para ser preenchido como o tijolo canaleta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho cintas de amarração dentro do tijolo canaleta em 1,10, 2,20 e no respaldo da laje, em 3 metros. Algumas paredes que são pé direito duplo, tem mais. Geralmente a cada 1 metro, se coloca uma canaleta.

      Obrigado!

      Excluir