segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dica do Dia - 17/02/2014

Dicas Rápidas e Uteis - Impermeabilize o Quanto Antes


Vou seguir postando nessa sessão algumas dicas que pude evidenciar na realidade de minha obra. Vale sempre o ressalto de que a realidade de cada obra é diferente e cabe a você evidenciar se o ponto de atenção que lanço aqui é pertinente ou não na realidade de sua obra.

A dica de hoje é sobre o acabamento do tijolo solo-cimento quando ele ficar a vista. Algo que não foi possível em minha obra e seria melhor se tivesse sido, foi o fato de não impermeabilizar a alvenaria tão logo a construção das paredes terminaram. Isso seria benéfico pois com a impermeabilização (resina acrílica, silicone, etc) as paredes se tornam mais resistentes ao esfarelamento e até a impactos por descuido, além de se evitar manchas de cimento e outros elementos que por vezes não serão mais passíveis de remoção.

Em minha obra, quando foi concretado a laje, por descuido do operador da bomba, houveram respingos de concreto usinado no tijolo e isso manchou diversos lugares da parede. Por dentro dos cômodos , o pedreiro tomou o cuidado de fechar previamente as fendas por onde o concreto usinado poderia escorrer e isso funcionou bem. Porém, mesmo assim, onde houve contato do concreto com o tijolo, ficou a mancha que por mais que se lixe a face do tijolo, não se consegue remover. O cimento penetra na composição do tijolo e deixa de ser algo superficial. Para ajudar, usam um aditivo nessas massas que escurece o tijolo e deixará uma marca que vai resistir ao tempo e muito provavelmente vai acabar resinada depois, o que a eternizará em sua parede. Foi o que aconteceu comigo e por mais que tenha me empenhado em tentar lixar e remover algumas manchas, em muitos lugares não foi possível e terei de conviver com isso. A resina incolor não esconde, pelo contrário, só potencializa.

Veja um exemplo do que poderia ter sido evitado:

Respingos do concreto da laje
Mesmo com o cuidado do pedreiro em tapar os eventuais espaços por onde pudesse vazar, com o meu cuidado em ficar com a mangueira a postos quando foram concretar e mesmo lixando, essas marcas são profundas, o concreto e o aditivo usado penetram no tijolo manchando-o praticamente eternamente

Todos esses tijolos foram lixados. Melhorou, mas essa mancha ficará aí para sempre

Se você tem poder sobre o cronograma e ordem as tarefas de sua obra, verifique se é possível partir para impermeabilização tão logo a construção de paredes e os trabalhos com alvenaria terminem, especialmente antes da concretagem da laje.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo parar de ler. A cada postagem, ou até mesmo nos comentários, recebo informações preciosíssimas. Mais uma vez, obrigado pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, eu que agradeço e espero que tenha proveito de todo material posto aqui. A ideia era ser útil e fico feliz com isso.

      Excluir