quarta-feira, 5 de julho de 2017

Movimento...

No Perímetro




Será o fim? Mais terra? Menos mato? Acaba ou não?! Tá quaaaase...

4 comentários:

  1. parabéns, vou começar nesta empreitada também e vou colocar a mão na massa literalmente, mesmo não sendo pedreiro(mão de obra mto cara na minha região) quero utilizar este tijolo e tentar economizar, obrigado por ter feito este blog. valeu e sucesso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JavaLi, obrigado!

      Olha, acredito ser totalmente possível uma pessoa com conhecimentos básicos construir com o tijolo. Óbvio que precisa dominar virar uma massa, fazer concreto, dobrar ferro, ter capacidade para fazer a tubulação hidraulica, mas convenhamos que nada disso é de outro mundo, é algo que se aprende fácil.

      Importante é ter um projeto estrutural bem feito, para saber quantas cintas fazer, quais alturas, etc. O conceito de alvenaria estrutural é importante.

      Acredito que com dedicação e cuidado, terá sucesso!

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Estou encantada com seu blog!!!
    Vamos começar a construir com tijolo ecológico mas estou pesquisando sobre a resistência do tijolo achei um fabricante aqui em Florianópolis me mostrou uma obra abandonada (motivo falta de dinheiro do seu cliente) mas fiquei impressionada pois já faziam dois anos que as paredes foram erguidas estava sem cobertura e sem resina e estavam em ótimo estado!
    Meu maior medo é erro na execução pois já li vários blogs em que a má execução deram problemas na estrutura.
    Mas minha curiosidade é com está sua obra hoje ?
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia, bom dia.

      Espero que o blog te ajude a tomar uma decisão embasada.

      Muito legal essa experiência de uma obra abandonada...rs. O grande ofensor do tijolo é sim a umidade. Isso em conjunto com a dificuldade com mão de obra, podem sim levar a insucesso.

      Minha casa está firme e forte, estou próximo de ter que renovar a impermeabilização com resina. Algumas paredes mais expostas ao sol e chuva aparentam mais a necessidade de resinar e se eu não fizer, pode começar a erosão da face. Esse tempo/periodicidade da impermeabilização depende muito do impermeabilizante, do próprio tijolo, da exposição ao sol principalmente. Eu ainda estou tentando bater o martelo em qual produto/resina é melhor de usar, mas o fato é que não podemos negligenciar a impermeabilização.

      Eu adoraria ver fotos dessa obra, uma parede exposta sem impermeabilização. Eu teria grande receio não pelo fator estrutural, mas pela aparência mesmo.

      Para sua obra, recomendo um bom projeto, feito por projetista que conhece bem o paradigma. Equipe especializada na mão de obra também é fator de sucesso. Não acredito que essas coisas sejam inviabilizantes, mas são pontos de atenção. Não conheço o mercado em Floripa, mas deve ser possível localizar através do fornecedor de tijolos, pontos de contato que lhe abram portas.

      Conte comigo para qualquer dúvida!

      Excluir