quarta-feira, 31 de julho de 2013

Habemus Laje Tijolo Ecológio Solo-cimento (Laje 4)

Concretada!


Finalmente a laje foi concretada na tarde de ontem. Muito rápido o procedimento, afinal bem menos concreto do que na ocasião da concretagem do radier (etapa do post Fundação 2 - Concretagem). Só houve tensão quanto a sujeira do concreto nas paredes internas e externas, por conta da força da bomba e algum descuido do responsável por manuseá-la - mesmo avisando que era uma construção de tijolo a vista.

Como não poderia deixar de ser, fui acompanhar de perto o processo e acabei ajudando a limpar as paredes a medida que o concreto respingava ou vazava por alguma pequena fenda. Felizmente o trabalho feito previamente pelo pedreiro em colocar massa nos vãos onde isso poderia acontecer, funcionou bem e reduziu bastante a sujeira. Mas confesso que é angustiante ver o concreto sendo jogado, em alguns lugares escorrendo ou respingando no tijolo, que o absorve rapidamente. Com a mangueira a postos, ia limpando e impedindo que ressecasse, manchando a parede. No momento em que formos rejuntar e impermeabilizar os tijolos, talvez tenhamos que lixar levemente algum ponto onde possa ter ficado manchado.

Lá em cima, o trabalho era semelhante ao do radier, a bomba cuspindo o concreto e o sr. Camilo espalhando com o "rodo" dele. Não foi sarrafeado, eu gostaria que tivesse sido, mas não interfere na eficácia e durabilidade. Ao todo, para 56 m² de laje, foram gastos 4,5 m³ de concreto usinado.



Diferente do concreto usado no radier, esse apresenta uma cor escura por causa de algum aditivo que colocam na massa


Agora, continua a alvenaria das paredes que seguem, como oitões, fechamento para o telhado, etc.






E hoje de manhã, já em processo de cura:





Agora é esperar o final de semana e tomar um sol na laje! :D





Para ver todos os posts referente ao tema Laje, use os marcadores na lateral direta do Blog. Você encontrará o marcador Lajehttp://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Laje    \o/





6 comentários:

  1. Bom dia Wganer.
    Parabéns por tudo que você tem feito no incentivo da construção com tijolos solo cimento!
    Gostaria de saber porque não se pode desempenar (sarrafear) o concreto da laje para um melhor cura?
    Grato
    Almir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Almir, meu intuito é ajudar pois fui bastante ajudado no momento que precisei. É uma retribuição, hoje se tenho minha casa de pé, se deve a ajuda de muitos que se propuseram a abrir o jogo, esclarecer as dúvidas e colocar tudo exposto para quem quisesse.

      Rapaz, nem me fala, na hora eu esqueci de cobrar e eles não fizeram, para mim seria sarrafeado sim, mas na correria de impedir que o concreto sujasse as paredes, ainda tive problema com a betoneira, foi uma correria só...até hoje eu subo na laje e fico p* da vida de não ter sido sarrafeado. E hoje, pensando melhor, teria feito a laje H12, mesmo que não fosse usar como pavimento. O aumento do custo não era expressivo.

      Excluir
  2. eu não vi o cano de 100 de esgoto ele passou a onde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não tenho pavimento com esgoto na parte de cima, então não tive que descer tubulação nenhuma de esgoto. Mas minha dica é fazer daquela forma, tentar descer num canto onde possa escondê-lo com um drywall/gesso.

      Excluir
  3. Wagner, há alguma parte da sua laje que é pavimento?
    Veja bem, meus tijolos ficaram muito pesados, cada um com aproximadamente 3kg, isso da 540kg/m considerando pe direito de 3mts. Agora estou na duvida se a laje vai suportar o peso de algumas paredes que irão ficar no vão livre da laje já que algumas ficarão sobre a parede imediatamente abaixo não descarregando o peso proprio na laje e sim na infraestrutura.
    Se vc tiver como me informar o peso do tijolo que você usou apenas para comparação e se há alguma parede sobre a laje eu terei um parâmetro para tomar minha decisão entre reforçar com viga de aço ou uma viga de concreto sobre a laje. Nenhuma das duas vai me trazer qualquer problema estetico, apesar de preferir a viga de aço sob a laje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, desculpa a demora. Não sei te dizer o peso infelizmente. Não acredito que seja muito menor de 3 kg não.

      Excluir