segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Como foi a Oficina TERRAMAX de Construção Ecoeficiente com Tijolos Ecológicos!

Conhecimento Nunca é Demais...


Um dia magnífico, é como eu posso nomear a experiência que tive na oficina que a TERRAMAX nos proporcionou no dia 11/11/2017.

Em um ambiente bastante descontraído, repleto de pessoas interessantes e um público diversificado, fomos recebidos pela equipe da TERRAMAX para uma excelente oportunidade de debater e aprender mais sobre o método construtivo usando tijolos solo-cimento. Rapidamente a Silmara e o Ruston trataram de nos deixar a vontade para interagir, direcionar as dúvidas e inquietações sobre o tema, garantindo o ambiente propício à disseminação do conhecimento.

Ruston e Silmara apresentando o ciclo da cadeia de valor sustentável

O dia de trabalho foi divido entre períodos, tendo o primeiro abordado os conceitos teóricos e históricos sobre o tijolo solo-cimento e técnicas construtivas adotadas pelo homem. Nesse momento fomos conduzidos pelas motivações do homem ao estudar e desenvolver novos métodos construtivos, abordando desde a história de técnicas de estabilização do solo até aspectos importantes das cadeias de valor em torno de tecnologias sustentáveis, além da importância de sistemas mais inteligentes e menos agressivos à Natureza, para nossa sobrevivência econômica e vital. Após essa aula de história excelentemente conduzida pelo Ruston, passamos a receber informações teóricas sobre o método construtivo em si, tudo balizado por um excelente material ilustrado na cartilha que a TERRAMAX nos forneceu.

Cartilha fornecida pela TERRAMAX

No período da tarde passamos à mão na massa, construindo de fato um projeto de alvenaria completo. Precisamos então executar o sistema de construção para uma parede de alvenaria em "L", contendo pontos de hidráulica e elétrica e com todas as obrigações estruturais que temos em uma construção real. Esse momento é o grande diferencial da oficina que valoriza e ressalta a inteligência do sistema construtivo usando tijolos solo-cimento: pessoas que nunca tiveram contato ou experiência prática com construção se surpreendem com a praticidade e facilidade do método, construindo elas mesmos sem grandes dificuldades uma alvenaria completa.

Times divididos, ao trabalho!

Com bastante descontração e total disponibilidade, o Ruston e a Silmara fizeram com que essa experiência se tornasse leve e desafiadora, engajando todos a trabalharem em times, cada qual com uma cartilha de projeto bastante simples e eficaz para construção da alvenaria, apoiando-nos nas dúvidas, fornecendo sugestões e dicas para executarmos a tarefa prática. E assim o trabalho fluiu...

A todo momento tínhamos o suporte para tirar dúvidas e conhecer mais sobre a prática

Uma cartilha detalhava o projeto, informando a cada fiada as intervenções necessárias

Rapidamente os resultados apareceram

E logo as alvenarias foram ficando prontas

E assim fomos até o final, com hidraulica, elétrica e grouts executados!

Os times eram formados das mais variadas pessoas, desde profissionais da construção tradicional, consultores de qualidade do ramo da construção civil, estudantes, fornecedores e entusiastas, todos  bastante interessados em buscar maior conhecimento sobre esse sistema construtivo inovador e eficiente. Tenho plena convicção de que saímos todos satisfeitos e corretamente informados sobre o tijolo solo-cimento, cada qual com seu objetivo particular em participar dessa capacitação. A eficácia e praticidade do método proporciona isso, um dia de trabalho foi suficiente para capacitar a todos.

A diversidade das pessoas que buscam o tijolo solo-cimento mostra a força e a importância do sistema

O que ficou de mensagem para mim é que o tijolo solo-cimento ou tijolo ecológico é na verdade um componente de um sistema construtivo inteligente, que se mostra uma alternativa completamente viável e necessária para a cadeia da construção civil. Ficou claro também que dependemos altamente de soluções mais sustentáveis como essa para nossa vida em sociedade, poupando recursos finitos e reduzindo o impacto ambiental de nossas ações. Também fiquei certo de que existem pessoas bastante engajadas em fortalecer o sistema e construir um novo paradigma com o tijolo solo-cimento. Precisamos e devemos colaborar, incentivar, apoiar e nos unirmos com essas pessoas para que o sistema seja de fato bem divulgado, para que a informação e o conhecimento chegue até as pessoas, formando massa-crítica e o fomento necessário para acabar com o desconhecimento, quebrar preconceitos e tornar essas soluções inteligentes acessíveis a qualquer um.

Saí dessa oportunidade estasiado, bastante empolgado e motivado a participar dessa cadeia de valor apresentada pelo Ruston e sua equipe da TERRAMAX. É com certeza a continuidade natural de um trabalho que venho prestando aqui no Blog do Tijolo Solo-cimento e que pode vir a mudar profundamente a minha e a vida de muitas outras pessoas.

Obrigado a todos os presentes nesse dia inesquecível e espero poder continuar envolvido com gente interessante e parceira como vocês. Obrigado TERRAMAX por trabalhar arduamente pela divulgação do método e tornar possível a capacitação de pessoas que vão construir o amanhã. 


Até breve!

6 comentários:


  1. Tijolo ecológico é tudo de bom e foi uma excelente cobertura da Oficina!

    ResponderExcluir
  2. Seria possível vocês enviaremos a cartilha do contrutor de tijolo solocimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria correto com o elaborador do material e sua propriedade intelectual.

      Invista em um treinamento, custa muito pouco e realmente forma uma pessoa no método em 1 dia de trabalho.

      Excluir
  3. Vcs tem treinamento a distância? Ou apostilas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá colega, tente entrar em contato direto com a Terramax e te recomendo procurar os vídeos dos fabricantes. Tem muito material no Youtube.

      Excluir