sábado, 29 de junho de 2013

Cintas de Amarração

Exigências Estruturais


Geralmente, em obras térreas, são feitas duas cintas de amarração que percorrem a casa toda, em 1,10 e em 2,20m. Essas cintas (comumente chamadas de verga e contra-verga ou cinta e percinta) são nada mais do que um tijolo tipo canaleta (veja exemplo em O Famoso Tijolo Solo-cimento / Ecológico) por onde correm duas barras de ferro e são preenchidas com concreto. Tem a função similar a de uma viga horizontal presente na alvenaria convencional, com a diferença de que percorrerão a casa toda nessas alturas, não só em grandes vãos livres, portas e janelas. São primordiais para a sustentação das paredes, para que esse imenso Lego tenha a devida amarração entre todas as paredes, internas ou externas, distribuindo a carga das fiadas posteriores e telhado.

Exemplo da cinta na altura de 1,10:

Vergalhão 5/16 "corre" pela canaleta e é amarrado nos grouts verticais. A canaleta então é preenchida com cimento, pedrisco e areia média.
Note que devem ser preservadas as furações dos tijolos por 2 motivos: passagens hidráulicas/elétricas e também para manter a coluna de ar que existirá na furação dos tijolos, o que concede isolamento termoacústico ao tijolo solo-cimento (ecológico).

Para realizar esse trabalho, muitas são as possibilidades, mas há um meio prático e barato de fazê-lo:

Copos descartáveis!
Os copos descartáveis vão proteger o furo do tijolo que não deve ser preenchido. Onde há grouts e ao longo da canaleta, tudo é preenchido com concreto.



E assim será por toda a casa, em todas as paredes, sendo arrematados apenas em vãos de porta ou janelas que tenham peitoril mais baixo do que a altura da canaleta. O pedreiro deve ter o capricho de usar um tijolo inteiro nos cantos ao invés da canaleta, para não deixar o concreto aparecendo na face da parede (perfil).

Assim as paredes vão subindo com segurança e firmeza. A casa começa a se impor:










Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria




13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá essa sinta é empresário passar na casa toda , ou so em baixo de janelas e em cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, as cintas vão na casa toda, no perímetro inteiro. Essa é a diferença da verga e contra-verga na alvenaria convencional, que só serve para os vãos. Na alvenaria com tijolo solo-cimento, a cinta trava as paredes todas e portanto devem estar em todo o perímetro da casa, todas as paredes, preferencialmente contínuas pela casa toda.

      Excluir
  3. Qual a altura das cintas para construção de dois pavimentos tipo sobrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, o correto é você contar com ajuda de um engenheiro calculista que faça o correto dimensionamento considerando carga, vãos, etc, mas normalmente se usam cintas a 1,10, 2,20 e no respaldo da laje.

      Em vãos maiores que 2 metros, vale a pena usar mais uma entre o topo do vão e a do respaldo. Sempre de canto a canto e preferencialmente, por todo o perímetro da casa.

      Excluir
  4. Qual ferro usar para um pilar de uma casa simples. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de muitas coisas, carga a qual vai ser submetida a alvenaria, altura do pilar, etc. Normalmente se usa bastante 3/8 ou até 1/2 pol. Na minha casa as colunas externas, pilares da varanda, são tudo 3/8".

      Excluir
  5. Preciso construir uma parede e quero fazer com esse material, porém a casa é com tijolo comum e quero continuar com o tijolo ecológico fazendo a parede da garagem, ou seja, até uma parte é tijolo comum e outra parte será com tijolo ecológico. Tem alguma sugestão de como possa ser feito? Não é possível derrubar a outra parte, afinal a casa toda está pronta, então gostaria de fazer apenas essa continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, boa noite.

      Não vejo grandes complicações. Você precisará "amarrar" as duas alvenarias e pode fazer isso furando a alvenaria antiga na face onde partirá a nova e chumbar a ferragem com compound adesivo. Essa ferragem servirá de arranque para amarração na nova que você fará dentro do grout do tijolo solocimento e nas contas de amarração.

      Esse processo eu usei na emenda de cantos e paredes onde comecei a ampliação da casa no encontro das paredes que já existiam.

      Abraço!

      Excluir
  6. ola, estou fazendo uma edícula com colunas nos cantos e no centro das paredes. A cinta de amarração pode ser feita em dois níveis, nas laterais e na parede do fundo com 25cm mais alta de que na parede da frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odair, bom dia.

      Sim, você pode fazer a cinta em uma parede em diferente altura. Só garanta que as cintas estarão sempre de canto a canto das paredes, em todas as paredes e os grouts nos cantos, antes de vãos de portas e janelas ou a cada 75 cm de alvenaria (ou 6 vazados/furos dos tijolos).

      Obrigado!

      Excluir