TERRAMAX Capacitação e Treinamento

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fechamento dos Vãos e Escoras

Janelas e Portas Completamente Definas


É muito bom estar nessa fase, passados 3 meses do início da obra. Com as escoras no lugar, dá para sabermos exatamente as alturas  de portas e janelas, parece que a casa começa a ganhar vida.

As escoras vão sustentar as fiadas acima dos vãos até a colocação dos batentes e esquadrias finais, após a amarração da laje. Isso permite que sejam preenchidos os grouts e canaletas acima dos vãos, que é o que vai permitir a sustentação dessas fiadas como se fossem vigas (verga ou percinta).

A definição da altura vem do projeto, mas claro que isso deve ser pensado para que todos os topos de portas e janelas coincidam desde que façam parte do mesmo pavimento. No meu caso, como aproveitei portas e janelas da casa "antiga", o projeto se baseou na altura da minha porta de entrada (2,00 x 2,10) para chegar no peitoril das demais janelas.

Esse momento é especialmente importante e delicado pois se houver qualquer problema de modulação, quando a alvenaria for fechar acima dos vãos, aparecerão problemas. Com as correções que fiz durante as últimas semanas, não tivemos grandes problemas e a modulção foi respeitada. Daí para cima a casa começa a ser "fechada" e as paredes ganham mais firmeza.

Vejam se não dá outra cara para a obra:

A porta de entrada a partir da garagem
Meu "janelão" da sala (2,00 x 1,60m)

Janela da Cozinha (1,75 x  0,80m)
Varanda e portas balcão dos quartos


Janela do Banheiro
Porta balcão da suíte, vista de dentro.
Detalhe das escoras




A vista de cima:

Da dir. -> esq.: Área de Serviço, Cozinha e o balcão que a separará da sala

Cozinha e Sala

Sala

Hall dos quartos e banheiro social entre o dormitório e a suite
A frente o banheiro da suite e ela mesmo ao fundo na esq.
Novamente, banheiro e suite

Estamos na altura de 2,50m. Essa semana finalizamos as fiadas até os 3,00 m de pé direito e prepararemos para receber a laje (respaldo).








Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria




4 comentários:

  1. então quer dizer que concretou até5 2,5 com canaleta após sua cura completou com 4 fiadas até p telhado correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cinta superior está na altura acima dos vãos, 2,20 metros. Aos 3 metros, um pouco mais, fizemos outra canaleta no respaldo da laje, onde os trilhos da laje apoiaram. Em algumas paredes em que tenho pé direito duplo, tivemos mais uma cinta acima disso.

      Importante é cada pavimento ter pelo menos duas cintas que correm na mesma altura na casa toda, recomendo 3 e avaliar se há grandes vãos onde precisará demais uma cinta, sempre de canto a canto.

      Excluir
  2. Quantos tijolos foram ultilizados, ficou bonita a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Acredito que tenha sido entre 16 e 17 mil tijolos.

      Excluir