segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fechamento dos Vãos e Escoras em Tijolo Ecológico / Solo-cimento

Janelas e Portas Completamente Definas


É muito bom estar nessa fase, passados 3 meses do início da obra. Com as escoras no lugar, dá para sabermos exatamente as alturas  de portas e janelas, parece que a casa começa a ganhar vida.

As escoras vão sustentar as fiadas acima dos vãos até a colocação dos batentes e esquadrias finais, após a amarração da laje. Isso permite que sejam preenchidos os grouts e canaletas acima dos vãos, que é o que vai permitir a sustentação dessas fiadas como se fossem vigas (verga ou percinta).

A definição da altura vem do projeto, mas claro que isso deve ser pensado para que todos os topos de portas e janelas coincidam desde que façam parte do mesmo pavimento. No meu caso, como aproveitei portas e janelas da casa "antiga", o projeto se baseou na altura da minha porta de entrada (2,00 x 2,10) para chegar no alinhamento de topo das demais portas e janelas. Claro que deve-se considerar a altura do contrapiso e revestimento, ou seja, a altura de 2,10 será medida a partir do piso acabado. Sem contrapiso feito e revestimento instalado, é comum adotarem 2,13 m.

Esse momento é especialmente importante e delicado pois se houver qualquer problema de modulação, quando a alvenaria for fechar acima dos vãos, aparecerão problemas. Com as correções que fiz durante as últimas semanas, não tivemos grandes problemas e a modulção foi respeitada. Daí para cima a casa começa a ser "fechada" e as paredes ganham mais firmeza.

Vejam se não dá outra cara para a obra:

A porta de entrada a partir da garagem
Meu "janelão" da sala (2,00 x 1,60m)

Janela da Cozinha (1,75 x  0,80m)
Varanda e portas balcão dos quartos


Janela do Banheiro
Porta balcão da suíte, vista de dentro.
Detalhe das escoras




A vista de cima:

Da dir. -> esq.: Área de Serviço, Cozinha e o balcão que a separará da sala

Cozinha e Sala

Sala

Hall dos quartos e banheiro social entre o dormitório e a suite
A frente o banheiro da suite e ela mesmo ao fundo na esq.
Novamente, banheiro e suite

Estamos na altura de 2,50m. Essa semana finalizamos as fiadas até os 3,00 m de pé direito e prepararemos para receber a laje (respaldo).





Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria




6 comentários:

  1. então quer dizer que concretou até5 2,5 com canaleta após sua cura completou com 4 fiadas até p telhado correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cinta superior está na altura acima dos vãos, 2,20 metros. Aos 3 metros, um pouco mais, fizemos outra canaleta no respaldo da laje, onde os trilhos da laje apoiaram. Em algumas paredes em que tenho pé direito duplo, tivemos mais uma cinta acima disso.

      Importante é cada pavimento ter pelo menos duas cintas que correm na mesma altura na casa toda, recomendo 3 e avaliar se há grandes vãos onde precisará demais uma cinta, sempre de canto a canto.

      Excluir
  2. Quantos tijolos foram ultilizados, ficou bonita a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Acredito que tenha sido entre 16 e 17 mil tijolos.

      Excluir
  3. Eu consigo fazer uma porta com o vão de 4m?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Michelle,

      Você pode fazer vãos grandes dimensionando bem a quantidade de grouts e principalmente as cintas de amarração acima do vão, aumentando a quantidade delas, de canto a canto. Fazer 2, 3, por vezes 4 cintas de amarração nas fiadas acima do vão, sempre de canto a canto.

      Na minha construção, na paleta acima do telhado que tem um vazado em V, foi feito dessa forma. Não me lembro exatamente o tamanho do vão, mas deve estar bem próximo de 4 metros e tivemos que fazer todas as fiadas acima do vão com tijolo canaleta e ferragens dentro formando cintas.


      Obrigado.

      Excluir