segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Deu M...

A Essa Altura do Campeonato


Peço desculpas pela menção de um palavrão, mas não achei nada melhor representasse a situação. Fato é que 2 dias antes de finalizar o telhado, etapa tão esperada e arduamente conquistada, "surgiu" um problema que não deveria ter acontecido.

Na quinta-feira, 19/09/2013, quando fui a obra, estavam finalizando a colocação de telhas da água frontal do telhado e a colocação do forro de cedro no mezanino. Eram as últimas tarefas mais trabalhosas da montagem do telhado, feito isso, restava pouco para cobrir tudo por completo. Com a chegada da primavera, do período de chuvas e dessas frentes frias recentes, concluir o telhado era prioritário e o que mais me preocupava. O trabalho avançava regularmente e satisfatoriamente. Eis que então acontece algo para acrescentar tensão: o vão da parede frontal, onde ficará uma janela de 2 x 1,60 m, começa a ceder e trincar os tijolos.

Incrédulo com tudo aquilo que estava acontecendo, ao bater o olho nos tijolos acima do vão e em uma tábua que restou da escora (que havia sido retirada), notei que havia algo muito errado. A água das chuvas do começo da semana penetraram nos tijolos e essa parede, onde havia também o peso das vigas do telhado entre a sala e a varanda, não resistiu a carga e cedeu. Vale dizer que, nenhuma dessas duas condições justifica isso ter ocorrido, uma vez que um vão grande como esse de 2 metros deveria ter 2 ou 3 cintas de amarração para evitar que isso acontecesse e se tivesse sido feito isso, não teria realmente acontecido.






Inaceitável um erro desses nesse momento, mas não resolve nada lamentar. Me resta expressar a insatisfação, absorver o prejuízo, entender o que precisa ser feito e cobrar a solução. Estou exigindo que o trabalho de recuperação disso seja impecável e vou cobrar isso intensamente. Resolver o problema agora consiste em remover todos os tijolos acima da única cinta que foi feita, na fiada acima do vão e montar a parede de novo, com 3 ou 4 cintas novas, de canto a canto. Isso era o que deveria ter sido feito e deve resolver. Vamos ver como fica o resultado.





Difícil é entender que "shit happens", mas de fato, elas acontecem...




Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria



4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog,tem ajudado muito a todos...estou com um vão de 3,5m...vai ter umas 5 fiadas acima...a laje naot vai escorar diretamente...como faria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, boa tarde. Vão até 4 metros, não é para ter grandes problemas. Faça uma cinta imediatamente acima do vão (que provavelmente deve existir na casa toda como percinta) e faça de canto a canto pelo menos mais uma ou duas. Use ferro 3/8 ou até mesmo 5/16, amarrada nos grouts que sobem verticalmente. Não é para ter problemas nesse caso.

      Excluir
  2. Muito obrigado por se dispôr,Seu trabalho é maravilhoso de se vê, li tudo e vi tudo com um aperto no coração por que sou entusiasta desde tipo de construção, e sonho que o um dia eu possa produzir e construir minha própria casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a visita Maurício, espero que corra tudo bem e que possa ter uma experiência melhor que a minha com o tijolo.

      Naquela época dinheiro, experiência, profissionais de confiança e materiais eram mais escassos e tive muitas dificuldades. Mas não tirou meu sentimento de ter feito uma boa escolha.

      Abraço!

      Excluir