terça-feira, 10 de abril de 2018

Alvenaria e Telhado Final

Obras Finais


Fechar parêntesis. Depois de muitos anos construindo o que nós mais precisávamos era terminar, encerrar frentes de trabalho e buscar a finalização completa da obra. Para isso, haviam duas "construções" que envolviam elevar alvenarias e que estavam pendentes a muito tempo.

A primeira delas foi documentada lá em dezembro de 2016 nos posts Retomada! e Nova Velha Obra. Tratava-se de um canil/oficina que finalizamos no começo de 2017. Em paralelo atacamos a construção de pilares para a cobertura de uma nova varanda no fundo da casa.

Esse plano de fazer uma nova área coberta já era algo traçado desde o início da obra e veio de uma  ideia surgida "em pleno voo", como o surgimento do Mezanino (clique nos links para obter o histórico). Desse modo já tínhamos deixado algumas providências para executar o telhado e fechar a questão. O trabalho então seria elevar os pilares de sustentação e montar o madeiramento para receber as telhas. Com os trabalhos do revestimento também iniciados, era importante finalizar os pilares o quanto antes para não atrasar o acabamento.



Foram elevados dois pilares completos e uma fiada de tijolos, que aparece no canto esquerdo da foto, grampeados na parede já existente para fazer o apoio da viga de madeira. Assim ficaria mais discreto e menos ofensor de espaço e visão no caminho da porta que existe nesse canto. O serviço foi bastante rápido como é de se esperar e uma vez finalizado, abriu caminho para a cobertura.

Para a cobertura, como disse acima já tínhamos preparado uma facilidade desde o ano de 2013, quando deixamos essas barras roscadas já embutidas na alvenaria para fixar a futura prancha de sustentação do telhado, uma sacada e tanto!

Da época da cobertura da casa em 2013
Isso ficou lá esperando a cobertura por 4 anos, mas com certeza valeu a pena pensar e planejar previamente essa ideia, caso contrário seriam necessárias maiores intervenções na alvenaria. Por isso reforço uma ideia presente em todos meus posts: invista muito bem tempo e dinheiro no projeto, para pensar todas as possibilidades que deseja atacar e se preparar bem para a execução.

Também tenho um exemplo negativo onde isso não ocorreu muito bem. Para manter o mesmo padrão de vigas do restante do telhado e partindo da altura das barras roscadas, as janelas do mezanino precisaram ter o peitoril elevado, caso contrário ficariam abaixo da linha das telhas. Algo que se tivéssemos pensado melhor na época, poderia ter sido evitado. Se tivesse no projeto inicial, provavelmente não teria acontecido.



Resolvido isso, conseguimos atacar o trabalho de carpintaria:

Sr. Francisco abrindo caminho para mais um trabalho bem feito!

Vigas apoiadas

Madeira nova, levemente empenada
Precisaram ser trabalhas e travadas para melhor aparência

Até o ripamento e colocação das telhas
Quase lá...
E pronto! Eis mais uma área coberta que poderá ser utilizada como lazer


Da mesma forma, esse trabalho foi executado no Canil/Oficina:

Muita madeira...

Com o mesmo cuidado de travar as vigas sem empenamentos
Mantendo o padrão do impregnante/stain Ipê
Quase pronto!
Agora sim!

Dessa forma finalizamos por hora o conteúdo de novas alvenarias e telhado
Você pode conferir todas as postagens relacionadas ao tema, clicando nos marcadores na lateral direita do blog ou clicando aqui: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Telhado e aqui http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria


Seguiremos avançando em conteúdos represados até o marco da conclusão da obra. Acompanhem!



5 comentários:

  1. Oi bom dia qual foi o custo total desta obra ??? Pretendo construir com esse tipo de tijolo e tenho muitas dúvidas em relação a valores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, bom dia. Estou preparando um post sobre meus custos e distribuição disso, peço por favor aguardar que teremos informações detalhadas sobre o tema.

      Por hora posso dizer que tive sim economia, mas isso se deve a vários fatores e condições que vão além de pura e simplesmente o tijolo.

      Excluir
  2. Em quanto tempo vc fez essa obra tem fotos internas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram 5 anos de "obra", sendo que tivemos muitas paradas que levaram anos.

      Logo teremos as fotos internas sim. Aos poucos estou preparando o conteúdo do término para publicar.

      Excluir
  3. Tive a honra de pisar nessa obra... Simplesmente sensacional ... Podemos dizer que eh sim econômico .. ainda mas com o dono da obra tomando a frente de todos os detalhes para não ter desperdício... Parabéns você eh fera .. sucesso sempre

    ResponderExcluir