segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Oitões

Avançando Para a Cobertura


Dando sequência no assunto que abortei no post Yes, Nós Temos Pilares!, estão sendo preparados nesse instante os últimos detalhes para o apoio do telhado. A alvenaria está sendo elevada para a os pés-direitos finais, formando os oitões (ou empenas) para apoio das águas do telhado.

Como já mostrei aqui antes, serão três águas no telhado principal (um telhado duas águas, mais um uma água), um pequeno telhado para a caixa d'agua (diferindo da laje prevista no projeto e na imagem abaixo) e uma nova varanda (não prevista no projeto) em um patamar mais baixo da água com a caída para o fundo da casa.



Com os pilares prontos, os oitões assentados e a caixa d'agua instalada, a cobertura está na minha pendência em adquirir o madeiramento - uma pequena fortuna por sinal. Detalharei minha escolha em um post específico ao madeiramento.

Como foram definidos pés-direitos bem altos, especialmente na sala, as impressões de espaço e beleza da edificação são muito boas.

O vão de apoio da viga que cruzará a sala

Mantivemos as formações de colunas na parede frontal da casa, onde também haverá uma viga apoiada

Veja abaixo que tem uma linha simulando o posicionamento da viga de apoio do telhado. Quando a viga chegar, será posicionada para definição do corte que precisará ser feito nos tijolos, para deixá-los paralelo a viga, de acordo com a inclinação do telhado. Todos os oitões inclinados terão que ter esse trabalho de corte para deixar o acabamento adequado.







Por enquanto fica a expectativa em ver tudo coberto, parte importante para minha meta de construção bruta ser atingida. 






Ei! Já viu os marcadores de temas na lateral direita do Blog? Com eles você filtra os posts pelos seus temas! Um dos marcadores é o Alvenaria, confira: http://www.tijolosolocimento.com.br/search/label/Alvenaria





Nenhum comentário:

Postar um comentário